Document details

The direct impact of team leadership on implicit coordination of a team and the role of trust as a mediator

Author(s): Quintal, Pedro Nunes

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/20660

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Teamwork; Leadership; Trust; Implicit coordination; Trabalho de equipa; Liderança; Confiança; Coordenação implícita; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

The purpose of this master thesis is the study of the relationship between leadership of a team and the achievement of implicit coordination, both directly and indirectly, through trust within the team. Data was collected by distributing a survey and by doing a laboratory study. From all the research made, it was expected that leadership would boost trust and implicit coordination, and that trust would also boost implicit coordination. The results confirmed that and showed that the different types of leadership functions have a positive effect on the level of implicit coordination a team can achieve, through the development of trust within a team.

O objetivo desta tese de mestrado é o estudo da relação entre a liderança de uma equipa e o alcance de coordenação implícita, tanto diretamente como indiretamente, através da confiança dentro da mesma equipa. Os dados necessários ao estudo foram recolhidos não só com a distribuição de questionários, como também com a realização de um estudo de laboratório. Depois de toda a pesquisa feita, era de esperar que a liderança aumentasse a confiança e a coordenação implícita de uma equipa, e que a confiança também aumentasse a coordenação implícita. Os resultados não só confirmaram isso, como mostraram que os diferentes tipos de funções de um líder têm um efeito positivo no nível de coordenação implícita de uma equipa, através do desenvolvimento da confiança dentro duma equipa.

Document Type Master thesis
Language English
Advisor(s) Costa, Patrícia Lopes
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents