Author(s):
Santos, Ana Cristina Rangel Costa dos
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/20882
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Subject(s): Absentismo escolar; Cursos profissionais; Diretor de turma; Modelos organizacionais da escola; Student’s absenteeism; Professional courses; Class director; Organizational models of school; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Description
No estudo do Parlamento Europeu de 2011, sobre a redução do abandono escolar precoce (AEP) na União Europeia, é reconhecida a necessidade de monitorizar o absentismo discente por este ser um dos fatores de apoio à prevenção daquele fenómeno, funcionando como um sistema de alerta rápido que permitirá às escolas uma intervenção oportuna efetiva. Sendo política europeia a aposta cada vez maior na formação profissional de nível secundário e sendo os cursos profissionais, desde 2004, uma percentagem considerável da oferta formativa das escolas secundárias, verificando-se nos mesmos um elevado AEP, apresenta-se como cada vez mais pertinente o estudo do absentismo doa alunos deste cursos. Cabendo ao diretor de turma (DT) o levantamento dos dados que permitem a monitorização da assiduidade dos discentes, surge como de todo relevante a reflexão sobre que papel terá o DT na gestão do absentismo dos alunos e consequentemente na permanência dos mesmos na escola. Neste trabalho é apresentada uma fundamentação teórica sobre a escola como organização; a análise da evolução das políticas nacionais e europeias relativamente à implementação dos cursos profissionalizantes, com particular incidência nos cursos profissionais na oferta formativa do secundário; a identificação dos tipos, causas e consequências do absentismo; e as competências gerais do DT, como gestor do absentismo, nomeadamente de acordo com as especificidades dos cursos profissionais. Este trabalho apresenta também uma reflexão sobre os temas estabelecidos anteriormente, perspetivados do ponto de vista da prática diária da escola onde exerço funções.
In the 2011 European Parliament’s study, about the scale and nature of the problem of early school leaving (ESL) in the European Union, one recognizes the need to monitor student’s absenteeism since this is one of the motor factors in the prevention of that phenomena, acting as an early warning system that enables schools to have an efficient early intervention. Bearing in mind than as an European policy, there is an increasing bet in the vocational training of secondary level and being professional courses, since 2004, a considerable percentage of the training offer in secondary schools, where there is a high percentage of ESL, the study of absenteeism in these courses is more and more pertinente. As the gathering of data that allows monitoring the attendance of students is the class director (CD) function, i tis extremely importante to wonder what role will the CD perform on the student absenteeism management and consequently in their attendance to school. This work presents a theoretical basis on the school as an organization; the analysis of the evolution in national and European policies regarding the implementation of training courses, with particular emphasis on professional courses in secondary education offer; the identification of the types, causes and consequences of the student’s absenteeism; and the general responsabilities of CD as absenteeism manager and as he/she deals with specific technical features of professional courses. This paper also presents a careful consideration on the themes described above, from the point of view of the daily practice of the school where I teach and I’m a CD.