Document details

Prática com modelo de ensino inclusivo aplicado à disciplina de Educação Visual numa turma do 8º ano

Author(s): Alves, Mónica Alexandra Afonso

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/20935

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Inclusão; Diversidade; Indicadores de educação inclusiva; Educação Visual; Trabalho colaborativo; Inclusion; Diversity; Indicators of Inclusive Education; Visual Education; Collaborative work; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O tema que orientou a construção deste relatório de estágio foi a educação inclusiva e a gestão da diversidade dentro da sala de aula. As salas de aulas atuais são uma interseção de alunos com diferentes famílias, culturas, géneros, religiões, meios socioeconómicos, etnias, línguas, ritmos e estilos de aprendizagens social que impõem mudanças na procura de soluções pedagógicas apropriadas Num primeiro momento, aprofundaram-se as questões da inclusão através da revisão da bibliografia. Num segundo momento, delineou-se o Modelo de Intervenção Pedagógico implementado. Este procedimento constou de três fases principais: exploração, planificação e implementação da unidade didática “Livro Colaborativo”. Na primeira fase, foi analisado o contexto onde iria decorrer esta intervenção. Tendo em conta a sua importância para o tema em estudo, a inclusão, foi aplicado e analisado um teste sociométrico. Na segunda fase pretendemos estruturar atividades em articulação com as estratégias que promovessem uma prática inclusiva, nomeadamente planificar atividades que promovessem aprendizagens colaborativas através da ilustração de um livro colaborativo sobre o tema “Afetos”. Na terceira fase, descreveu-se as práticas letivas implementadas. Num terceiro momento, são apresentados e analisados os resultados obtidos através da observação participante (diário de bordo) e não participante (grelha de observação feita por um terceiro elemento) bem como da aplicação de questionários aos alunos do grupo alvo. Esta análise permitiu-nos concluir que esta intervenção, baseada em estratégias inclusivas e no trabalho colaborativo entre pares, contribuiu para modificar problemas de comportamento. Assim, a turma obteve resultados positivos, tornando-se alunos empenhados, colaboradores e solidários.

The basis of the present report was the inclusive education and the management of the diversity in the classroom. Nowadays classrooms are an intersection of students with different kinds of families, cultures, genders, religions, socioeconomic resources, races, languages, rhythms and ways of social learning that impose deep changes in the search of suitable pedagogical solutions. Initially, the questions related to the topic inclusion were deepened through the bibliographic references review. Secondly, the implemented Pedagogical Intervention Model was outlined. This procedure had three main stages: the exploration, planning and implementation of the teaching unit "Collaborative Book". First, it was analyzed the context where this intervention was going to take place. Having in mind the importance of the contex to the topic under study, the inclusion, a sociometric test was applied and analyzed. In a second stage, it was aimed to structure activities in articulation with the strategies that promote an inclusive teaching, in particular planning activities that promote collaborative learning through the illustration of a collborative book under the topic "Affections". In stage three, the implemented teaching practices were described. Thirdly, the results obtained through participant (diary) and non-participant (observation grid made by a third element) observations, as well as the application of questionnaires to the students of the target group, are presented and analyzed. This analysis allowed us to conclude that this intervention, based on inclusive strategies and collaborative work among peers, helped to change behavior problems. In this way, the class obtained successful results, with committed, sympathetic and helpful students.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Palhinha, Maria Helena Cardoso
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents