Document details

Ver bem para desenhar melhor : o contributo de uma visão holística para uma aprendizagem significativa do desenho

Author(s): Camelo, Natércia Maria Vieira

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/20943

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Desenho; Perceção; Observação; Ensino/aprendizagem; Drawing; Perception; Observation; Teaching/learning; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente trabalho, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, procura desconstruir ideias preconcebidas relativas à aprendizagem do desenho, e propõe abandonar vícios inerentes à sua construção, com base em experiências proporcionadas aos alunos que os despertem para a importância de (re) aprender a ver convocando todos os sentidos. O estudo propõe estratégias pedagógicas conducentes a uma nova forma de ver e conhecer pelo desenho, ao abandono de uma visão e expressão estereotipadas, e ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Este texto apresenta, na primeira parte, um desenvolvimento teórico de abordagem conceitual, onde, através da análise da obra de vários autores, se analisam os conceitos de desenho, perceção e educação artística, e se fundamenta a nossa prática pedagógica. A segunda parte desenvolve algumas propostas didáticas de aclaramento de estratégias de ensino/aprendizagem, aplicadas à disciplina de Desenho e Comunicação Visual, na Escola Secundária D. Maria II, de Braga, na turma com a qual realizámos o nosso estágio pedagógico. Estas tiveram por objetivo estimular nos alunos as suas capacidades de observação e de representação, ver bem para desenhar melhor. No final, apresenta-se uma reflexão sobre os resultados da experiência desenvolvida, bem como propostas de desenvolvimento futuro.

This work report was prepared as part of the Master in Visual Arts Education in the 3rd cycle of basic education and secondary education, seeks to deconstruct preconceived ideas as to drawing learning, and proposes leave some vices inherent in his construction, based on experiences created for students that awaken to the importance of (re) learn to see summoning every way. The study proposes some educational strategies leading to a new way of see and know the drawing, the leaving of a vision and expression stereotyped, and the development of critical and creative thinking. This report presents, in the first part, a theoretical development of conceptual approach analyzing the work of several authors, analyzing the concepts of design, perception and artistic education, and forms the basis for our teaching practice. The second part develops some didactic proposals for clearance of teaching / learning strategies, applied the on the area of Drawing and Visual Communication in Secondary School D. Maria II, Braga, in the class with which did our teaching training. These aimed to encourage students in their observation and representation capabilities, see clearly to draw better. At the end, presents a reflection on the results of this experience, as well as some proposals of future development.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Palhinha, Maria Helena Cardoso
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents