Document details

O ensino de línguas baseado em tarefas : proposta de uma unidade didática a partir da utilização de meios audiovisuais nas aulas de língua espanhola

Author(s): Ferreira, Carla Isabel Vieira

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/20975

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Aprendizagem; Ensino; Língua espanhola; Materiais audiovisuais; Tarefas; Vantagens; Learning; Teaching; Spanish language; Audio-visual materials; Tasks; Advantages; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

A sociedade atual é apelidada de sociedade do conhecimento e da informação. Face a esta realidade e às exigências que esta sociedade impõe à escola e aos docentes, torna-se obrigatório que os professores se adaptem a estas alterações e utilizem, além do manual adotado, outros materiais didáticos, tais como os audiovisuais. Também os métodos de ensino de línguas foram evoluindo ao longo do tempo e, na atualidade, o ensino de línguas baseado em tarefas ou enfoque por tareas é o mais recente e o mais utilizado na aprendizagem de línguas estrangeiras. Neste trabalho de investigação, pareceu-nos assim pertinente equacionarmos se é possível e vantajoso aplicar o enfoque por tareas, através da utilização de materiais audiovisuais. Deste modo, a partir da seleção e utilização em sala de aula de alguns materiais audiovisuais, procurámos planificar e propor uma unidade didática baseada em tarefas, que nos conduzisse à concretização de uma tarefa final, partindo do princípio que esta relação entre a utilização de recursos audiovisuais e a aplicação deste modelo de ensino de línguas teria imensas vantagens, dado que promoveria a aprendizagem da língua espanhola e tornaria as aulas muito mais motivadoras, tanto para os discentes como para os professores.

Society nowadays is known as the Society of Knowledge and Information. In the face of this new reality and the demands that this society imposes upon schools and teachers, it has become obligatory that teachers adjust to these changes and be able to use other teaching materials beyond the handbook, such as audio-visual ones. The language teaching methods have also evolved over the years until the most recent and more used today in the foreign language learning, that is the task-based method or enfoque por tareas. In this research it felt relevant to consider the possibilities and advantages of implementing the task-based method by using audio-visual materials. This way, through the selection and implementation of some audio-visual materials in the classroom, we tried to design and suggest a task-based unit plan that migt lead to the carrying out of the final task, assuming that this relation between the use of audio-visual materials and the implementation of this model would have huge advantages, since it would promote the learning of the spanish language and make classes more motivating for both learners and teachers at the same time.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sueiro Justel, Joaquín
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents