Document details

Desenvolvimento profissional dos professores : estudo de caso no âmbito da COIED

Author(s): Lajoso, Celina Araújo

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/8297

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Aprendizagem ao longo da vida; Aprendizagem informal; Ambientes de aprendizagem online; Web 2.0; Desenvolvimento profissional dos professores; Conferência online; Lifelong learning; Informal learning; Online learning environments; Teachers professional development; Online conference


Description

Numa sociedade que reivindica o conhecimento como fonte de crescimento e de desenvolvimento de competências e de aptidões profissionais, pessoais, humanas e relacionais, tem de fazer emanar com urgência estruturas e iniciativas capazes de dotar os cidadãos de recursos que promovam o emergir de “uma massa crítica” capaz de responder ao fenómeno da globalização e consequentes desafios daí decorrentes. A Internet e as TIC têm prestado um papel fundamental no cenário da aprendizagem e na emergência de um novo paradigma de desenvolvimento profissional, onde os ambientes online se perspectivam como espaços enriquecedores de partilha e de colaboração a distância, oferecendo novas oportunidades de aprendizagem e de combate à iliteracia digital. Assim, o enquadramento teórico que orientou este estudo corpus teórico, a par da construção do corpus metodológico da investigação, deram estrutura e explicam a relevância de toda uma aposta em torno desta temática que tem, como finalidade aferir o potencial das conferências online na promoção da aprendizagem profissional dos professores. Foi assim que, numa iniciativa inédita em Portugal, se concebeu a Conferência Online de Informática Educacional (COIED). Para tornar possível a iniciativa e o estudo foi desenvolvida a arquitectura física e lógica da plataforma tecnológica de suporte à COIED, envolvendo diversas e complexas dimensões de colaboração mediada por tecnologia. Com base metodológica no estudo de caso único e recorrendo a técnicas qualitativas e quantitativas, nomeadamente a análise de conteúdo, a partir das interacções geradas pelas 885 inscrições, os principais resultados sugerem que estes eventos potenciam a aquisição de novos saberes e que contribuem para o desenvolvimento profissional dos agentes educativos, favorecendo as conexões na rede e as oportunidades de aprendizagem informal online. A análise dos dados recolhidos possibilitou a compreensão das vantagens da realização e da participação em conferências online, permitindo também identificar as limitações sentidas pelos participantes, principalmente associadas a problemas tecnológicos. Com base nos dados obtidos, concebemos um modelo que explicita a participação em conferências online, nas suas diferentes dimensões e possíveis níveis de impacto da participação no desenvolvimento profissional dos professores. Neste estudo de caso exploratório perspectivou-se a emergência de um novo conceito formativo de enorme potencial a distância.

In a society that claims knowledge as a source of growth and development of professional, personal, human and relational skills and abilities, it must urgently originate structures and initiatives that provide resources for citizens to promote the development of a “critical mass” capable of reacting to the globalization and the consequent resulting challenges. The Internet and the ICT have been providing a key role in the scenery of learning and on the emergence of a new paradigm of professional development, where online environments are viewed as enriching spaces of sharing and distance collaboration, offering new learning opportunities and struggling against digital illiteracy. Therefore, the theoretical framing that guided this theoretical corpus study, alongside with the construction of the research methodological corpus, gave structure and explain the relevance of a whole bet around this theme that has, as purpose, gauging the potential of the online conferences in the promotion of professional learning of teachers. And so, in an unprecedented initiative in Portugal, the Online Computer Education Conference (COIED) was conceived. To enable this study and initiative, the physical and logical architecture of the support platform were conceived, involving diverse and complex dimensions of technology-mediated collaboration. Based on methodological single case study and using qualitative and quantitative techniques, including content analysis, the interactions generated by the 885 entries, the main results suggest that these events enhance the acquisition of new knowledge and contribute to the professional development of educational agents, promoting the network connections and online informal learning opportunities. The analysis of the collected data allowed us to understand the benefits of achievement and participation in online conferences, permitting also the identification of the limitations experienced by the participants, primarily associated with technological problems. Based on the obtained data, we designed a model that explains the participation in online conferences, in its various dimensions and possible levels of impact of participation in professional development of teachers. In this exploratory case study a new formation conception emerged, with huge potential in the distance.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Andrade, António Manuel Valente de
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents