Document details

O lugar fora do lugar: topografias sonoras do cinema documentário

Author(s): Frederico Augusto Vianna de Assis Pessoa

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-95JKZ2

Origin: Oasisbr

Subject(s): Documentário Som; Política; Estética; Narrativa no cinema; Música no cinema Análise, apreciação; Cinema Estética; Documentário (Cinema) Aspectos sociais; Documentário (Cinema); Cinema Sonoplastia; Documentário (Cinema) Aspectos políticos


Description

Esta dissertação aborda o som no cinema documentário a partir da análise de quatro filmes: Entuziazm ou Simfonija Donbassa (1931) de Dziga Vertov, Titicut Follies (1967), de Frederick Wiseman, Chulas Fronteras (1974) de Les Blank e The Invisible Frame (2009) de Cynthia Beatt. Inicialmente serão apresentadas as diversas funções dos quatro elementos da banda sonora no cinema, voz, música, ruídos e silêncio, a partir das taxonomias elaboradas por Johnny Wingstedt e Michel Chion. A seguir, será discutida a definição do campo do documentário, os seis modos de estruturação de argumentos/narrativas do cinema documental elaborados por Bill Nichols, bem como as formas de articulação entre som e imagem nesses modos. Posteriormente, abordaremos as discussões de Fernão Pessoa Ramos sobre o lugarético-político do documentário, de forma a refletir sobre as relações entre escolhas estéticas, principalmente quanto ao uso do som, e consequências políticas dessas escolhas. Por fim, empregar-se-á as referências teóricas à análise dos quatro filmes escolhidos com o fito decompreender a topografia sonoro-política desses filmes.

This dissertation addresses the use of sound in non-fiction films through the analysis of four documentary films: Entuziazm or Simfonija Donbassa (1931) by Dziga Vertov, Titicut Follies (1967), by Frederick Wiseman, Chulas Fronteras (1974) by Les Blank and The Invisible Frame (2009) by Cynthia Beatt. First we talk about the four elements that constitute the sound track of a movie, which are voice, music, noises and silence and discuss those using Michel Chion and Johnny Wingstedt theories. After that we examine the definition and the field of non-fiction films, the six forms of documentary classified by Bill Nichols as well asthe articulation of sound and image within those forms. Afterwards we consider Fernão Pessoa Ramos arguments about ethics and politics of non-fiction films discussing the relations between aesthetic choices, mostly when sound is concerned and their political consequences.Finally, we apply the discussed concepts to the analysis of the four selected movies and try to delineate their sound and political topography.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents