Document details

O componente fraseológico no Jornal Super Notícia a partir da perspectiva variacionista

Author(s): Marília Pereira Mendes

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9W3MUJ

Origin: Oasisbr

Subject(s): competência lexical; mídia impressa; unidades fraseológicas; língua materna; Lingüística aplicada; Língua portuguesa Fraseologia; Provérbios brasileiros; Discurso jornalístico; Super Notícia (Jornal); Língua materna Estudo e ensino; Língua portuguesa Estudo e ensino; Lingua portuguesa Expressões idiomaticas; Prática de ensino


Description

Neste trabalho sao analisadas as unidades fraseologicas encontradas na linguagem da midia impressa popular, com o objetivo de mostrar a produtividade lexical no discurso jornalistico, mais especificamente, dos componentes fraseologicos. Analisamos a maneira como essas unidades complexas podem contribuir para o desenvolvimento da ampliacao lexical qualitativa dos alunos do Ensino Fundamental e Medio, considerando que tais unidades fazem parte do acervo lexical da lingua portuguesa e que, portanto, devem ser apresentadas no ensino de lingua materna. Discutimos o conceito das expressoes idiomaticas e dos proverbios, evidenciando, sobretudo, as caracteristicas basicas para o reconhecimento dessas unidades no genero informativo. Assim, a pergunta principal que impulsionou este trabalho foi: Que tipo de analise linguistica pode ser proposta para essas unidades para uma posterior aplicacao na sala de aula de portugues, com vistas ao desenvolvimento de uma competencia linguistica e comunicativa, voltada para as reais necessidades dos alunos e da sociedade? Para responder a esta pergunta, neste trabalho empreendemos uma analise de um conjunto de expressoes presentes na midia impressa popular, a partir de uma perspectiva pedagogica. Nosso corpus de pesquisa e composto por expressoes veiculadas no genero noticia e contempla os cadernos de Esportes, Variedades e Cidades do jornal Super, no periodo de agosto de 2013 a dezembro de 2014. Nossa analise discute as variacoes que podem ocorrer com essas estruturas e sua lexicalizacao por meio de criterios morfossintaticos e semanticos. O estudo fundamenta-se em principios norteadores dos PCNs e tambem nos trabalhos de pesquisadores da Lexicologia e da Fraseologia, que evidenciam a funcao do ensino de portugues, para mostrar que essasunidades sao elementos indispensaveis para o desenvolvimento da competencia lexical e, consequentemente, da competencia comunicativa dos falantes.

This study analyzes the phraseological units found in the language of popular print media, in order to show the lexical productivity in journalistic discourse, more specifically, of phraseological components. It was examined how these complex units may contribute to thedevelopment of qualitative lexical expansion of students from basic education and secondary school, considering that such units are part of the lexical collection of Portuguese language and, therefore, must be submitted in mother tongue teaching. We discuss the concept ofidioms and sayings, reflecting mainly the basic characteristics for the recognition of these units in the informative genre. So, the main question that drove this study was: What kind of linguistic analysis can be proposed for these units to a later application in Portugueseclassroom, with a view to the development of a linguistic and communicative competence, focused on the real needs of students and society? To answer this question, on this study weundertook an analysis of a set of expressions present in popular print media, from a pedagogical perspective. Our research corpus consists of expressions conveyed in the news genre and includes sections of Sports, Varieties and Cities of Super newspaper, from August2013 to December 2014. Our analysis discusses the variations that can occur with these structures and their lexicalization through morphosyntactic and semantic criteria. The study isbased on guiding principles of the PCNs and also in the work of researchers from Lexicology and Phraseology, that show the function of the Portuguese teaching, in order to show that these units are essential elements for the development of lexical competence and consequentlyto the communicative competence of speakers.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents