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Personangens virtuais no tratamento do controlo de ansiedade

Author(s): Lopes, Eder Wolsen Henriques

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10171

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Realidade virtual; Ansiedade social; Terapia de exposição baseada em realidade virtual; Terapia cognitivo-comportamental; Facial action coding system (FACS); Trabalhos de projecto de mestrado - 2013


Description

Trabalho de projecto de mestrado em Informática, apresentado à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2013

A ansiedade social é um transtorno comum que se pode revelar muito debilitante e que, quando não é tratada devidamente, pode evoluir para patologias graves como fobias e até mesmo depressão. Atualmente existem dois métodos cientificamente aceites no tratamento da ansiedade social: a utilização de produtos farmacológicos e a terapia cognitivo-comportamental. A terapia cognitivo-comportamental é orientada para uma redução incremental dos sintomas, abordando três aspetos distintos: a gestão dos pensamentos que provocam a ansiedade, a aquisição de competências sociais e a terapia de exposição. Tradicionalmente a terapia de exposição é efetuada in vivo ou in imagino. Porém, a evolução tecnológica, criou a possibilidade de se aplicar a Realidade Virtual à Terapia de Exposição, surgindo assim a Terapia de Exposição, baseada em Realidade Virtual. Neste documento descreve-se uma aplicação de Realidade Virtual desenvolvida com o objetivo de apoiar no tratamento da ansiedade social relacionada com situações de avaliação perante um júri. A aplicação gera uma simulação com humanos virtuais num cenário que recria um júri. O terapeuta dispõe de uma interface gráfica, para parametrizar o cenário e durante a simulação para manipular as posturas corporais e expressões faciais dos personagens virtuais, controlando assim o nível de ansiedade induzido sobre o paciente. O uso da Realidade Virtual na terapia de exposição¸em tratamentos de fobias sociais envolve normalmente custos muito significativos, em equipamentos e software. Nesta aplicação recorremos a uma abordagem de baixo custo, usando apenas software e modelos gratuitos e recorrendo a equipamento vulgar. A aplicação tem ainda uma outra vertente de uso: a investigação no âmbito da psicologia das emoções. Tirando partido do nível de controlo detalhado que a aplicação suporta, o investigador pode ajustar as posturas corporais e expressões faciais dos humanos virtuais e exibi-las perante uma audiência que dirá o que sentiu ou “leu” nesses comportamentos.

Social anxiety is a common disorder that may prove to be very debilitating, and when not properly treated may progress to serious pathologies such as phobias and even depression. Currently there are two scientifically accepted methods in the treatment of social anxiety: the use of pharmaceutical drugs and the cognitive behavioral therapy. The cognitive behavioral therapy is oriented towards a gradual reduction of symptoms by addressing three different aspects: the management of the thoughts that cause anxiety, social skills training and exposure therapy. Traditionally exposure therapy is performed in vivo (physical environment) or in imagino (imaginary environment), however with the technological evolution it has become possible to apply virtual reality in the exposure therapy, thus creating the virtual reality exposure therapy. This document describes a virtual reality application, developed to support the treatment of social anxiety, related with evaluations situations in front of a jury. The application generates a simulation with virtual humans in a scenario that recreates a jury. The therapist has a graphic interface to parameterize the scene and during the simulation to manipulate the body postures and facial expressions of the virtual characters, thus controlling the level of induced anxiety on the patient. The use of virtual reality exposure therapy in the treatment of social phobias typically involves very significant costs in equipment and software. In this application we use a low-cost approach, using only free software and models, and using common equipment. The application has yet another strand of use: the research in the facial expression and emotions domain. By taking advantage of the detailed level of control that the application supports, the researcher can adjust the body postures and facial expressions of the virtual human and display them to an audience who will say what he felt or ”read” in these behaviours.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cláudio, Ana Paula Boler, 1959-; Carmo, Maria Beatriz Duarte Pereira do, 1960-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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