Document details

O bairro teatral: recreio da vida portuense

Author(s): Rosa, Daniel Rodrigues Micaelo, 1982-

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10520

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Teatro - Porto (Portugal)1854-1910; Teatros - Porto (Portugal)1854-1910; Teses de doutoramento - 2014


Description

Tese de doutoramento, Estudos Artísticos (Estudos de Teatro), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2014

A presente dissertação pretende reconstituir a realidade teatral do Porto entre o início da segunda metade do séc. XIX e a primeira década do séc. XX, com especial enfoque para a formação de um bairro teatral, espaço urbano onde casas de espectáculo e outros equipamentos devotos ao entretenimento se articulam geográfica e humanamente em prol do negócio teatral. Não sendo esta dissertação um estudo urbanístico, ela convoca alguns dos conceitos e perspectivas que permitem inserir a vida teatral na vida da cidade. Estudar os edifícios teatrais como pólos de civilização e negócio acrescenta alguma coisa ao entendimento da cidade e explica, por outro lado e em larga medida, o surpreendente dinamismo das actividades ligadas ao lazer, quando este conceito começa a existir. Inicialmente, procuraremos entender o processo de modernização urbana sofrido pela cidade desde finais do séc. XVIII, que transferiu o centro cívico para a Praça D. Pedro. Estudados, da mesma forma, os divertimentos da época, essenciais para o entendimento das novas dinâmicas do lazer, passaremos a recuperar a memória das instituições teatrais que começaram a nascer um pouco por toda a cidade e, em especial, na rede originária do fenómeno urbano que era o Bairro teatral. O estudo desse fenómeno teatral e urbano terá como ponto de partida 1854, data simbólica do seu nascimento, estendendo-se ao início do último quartel do séc. XIX. Após este ponto, que nos proporcionará uma percepção individualizada sobre cada teatro, iniciar-se-á o estudo do todo que é o Bairro teatral, procurando perceber a sua fisionomia urbana, os acontecimentos que caracterizaram a vivência conjunta dos seus protagonistas e a dinâmica que explica a sua constituição, modelação e reconfiguração. Para terminar, estudaremos com detalhe a sua definitiva emancipação, na alvorada do séc. XX, até à data de 1908, altura em que o Teatro S. João é consumido por um incêndio e uma nova realidade programática – a do Cinema – ameaça mudar a gestão dos teatros e, consequentemente, as dinâmicas sociais e culturais do Bairro teatral.

This dissertation attempts to reconstitute the Oporto's theatre reality between the second half of the 19th century and the first decade of the 20th century, with special focus on the constitution of a theatre district, an urban space where theatres and other entertainment equipments articulated themselves geographical and humanely towards the theatre business. This dissertation is not an urban study; however, it summons some concepts and perspectives that allow us to insert the theatre life in the city's life. Studying theatre buildings as civilization and business centres helps us to understand the city and largely explains the surprising dynamism of the activities related to leisure, when this concept was still new. First, we will try to understand the urban modernization process experienced by the city since the end of the 18th century, which changed the civic centre to the D. Pedro Square. After having studied the entertainments of that period, essential to understand the new leisure dynamics, we will recover the memory of the theatre institutions that started to slowly appearing all over the city especially in the original network of the urban phenomenon that was the theatre district. The study of this theatre and urban phenomenon will start on the year of 1854, year that symbolizes the birth of this phenomenon, and end at the last quarter of the 19th century. After this study, which will provide us with a perception of the individual history of each theatre, we will start studying the Theatre District, looking for to understand its urban organization, the events that characterized the experience of its actors and the dynamics that explains its constitution, model and reconfiguration. Finally, we will study with particular detail its definitive emancipation, in the dawn of the 20th century, until 1908, year when the S. João Theatre is consumed by a fire and a new programmatic reality - the Cinema - threats to change the social and cultural theatres management and, therefore, the social and cultural dynamics of the Theatre District.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Brilhante, Maria João, 1956-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents