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Avaliação do impacto de um programa de promoção de competências sócio-emocionais no bem-estar dos professores

Author(s): Elias, Elisabete

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10552

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Mindfulness; Burnout; Bem-estar; Auto-eficácia; Professores - Portugal; Teses de mestrado - 2013


Description

Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013

O presente estudo visa analisar o impacto de um programa de competências sócio-emocionais – o MindUP - nos professores aplicadores. Para isso, foram avaliadas quatro componentes de funcionamento dos docentes - burnout, auto-eficácia, mindfulness e bem-estar – em dois momentos diferentes: antes e após a aplicação do programa. Este estudo teve um design quasi-experimental, sendo que a amostra total foi composta por 20 professores de 1º ciclo de escolas da área da Grande Lisboa. 13 professores fizeram parte do grupo experimental, sendo que os restantes 7 pertenceram ao grupo de controlo, que não aplicou nenhum programa. Os resultados da investigação revelaram que a aplicação do MindUP produziu efeitos nas variáveis observar da mindfulness (MT1 = 12.08; MT2= 14.92; F(1,18) = 7.175; p =.015; p 2 =.285; π = .717) e realização pessoal do burnout (MT1 = 4.42; MT2= 4.83; F(1,18) = 4.973; p =.039; p 2 =.216; π = .560), havendo um aumento significativo das médias entre T1 e T2 nos professores aplicadores. Os resultados obtidos sugerem assim a importância da educação sócio-emocional no funcionamento psicológico e no bem-estar profissional dos professores que a promovem junto dos seus alunos. A par da reflexão sobre as limitações do estudo e pistas para estudos posteriores é ainda discutido o papel do psicólogo educacional no apoio aos professores neste âmbito.

This study aims to analyze the impact of a socio-emotional learning program - MindUP – on the teachers that delivered it to their students. Therefore, four components of teachers action were evaluated - burnout, self-efficacy, mindfulness and well -being - at two different points in time: before and after the implementation of the program. A quasi-experimental design was used and the total sample of participants comprised twenty 3rd grade teachers from Lisbon District schools. 13 teachers took part in the experimental group, while the remaining 7 belonged to the control group and did not implement any program. The research results revealed that the application of MindUP produced effects on the observed variables of mindfulness ( MT1 = 8.12 , MT2 = 14.92 , F ( 1,18 ) = 7.175 , p = .015 ,  p2 = .285 , π = .717 ) and personal accomplishment of burnout ( MT1 = 4.42; MT2 = 4.83 , F ( 1,18 ) = 4.973 , p = .039 ,  p2 = .216 , π = .560 ), with a significant increase of the average values between T1 and T2 on teachers from the experimental group. The results thus suggest the importance of socio-emotional learning in the psychological functioning and professional well-being of the teachers who promote it among their students. Study limitations and cues for future studies are discussed and a reflection is made on the role of the educational psychologist in supporting teachers in this area.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinto, Alexandra Marques, 1963-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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