Author(s): Meirim, Joana
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10816
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Teses de doutoramento - 2014
Author(s): Meirim, Joana
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10816
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Teses de doutoramento - 2014
Tese de doutoramento, Estudos da Literatura e da Cultura (Teoria da Literatura), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2014
Esta tese descreverá os projectos poéticos de Jorge de Sena e de Alexandre O‘Neill, avaliando de que modo configuram formas distintas de encarar a posteridade e o lugar na história da literatura. Defender-se-á que os dois poetas pertencem a famílias literárias distintas. Quanto a Jorge de Sena, argumentar-se-á que o seu percurso, de uma maneira geral, é compatível com a descrição bloomiana do poeta forte, deflectindo os precursores e emulando os contemporâneos. Alexandre O‘Neill, por sua vez, desvia-se do esquema teórico de Bloom, em The Anxiety of Influence. Apresentando uma poesia que admite auto-depreciação, O‘Neill deflaciona as expectativas sobre o seu trabalho e não alimenta relações literárias polémicas.
This thesis describes Jorge de Sena and Alexandre O'Neill‘s poetic intents, assessing how both authors configure distinct ways of looking at posthumous reputation and their place in the history of literature. As such, it will be argued that these poets belong to distinct literary families. On the one hand, Jorge de Sena appears to deflect his precursors and emulate his contemporaries, which indicates that his path is compatible with the Bloomian description of the strong poet. On the other hand, Alexandre O'Neill sets himself apart from the theoretical scheme Bloom conceives in The Anxiety of Influence. Whilst presenting a kind of poetry that welcomes self-deprecation, O'Neill understates the expectations concerning his writing and doesn't encourage controversial literary relations.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)