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Motivos de beleza e amor no cancioneiro popular português e sérvio

Author(s): Marinovic, Anamarija

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/11641

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Poesia lírica portuguesa - Temas, motivos; Poesia lírica sérvia - Temas, motivos; Beleza - Na literatura; Amor - Na literatura; Teses de doutoramento - 2014


Description

Tese de doutoramento, Linguística (Linguística Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2014

E objetivo central desta dissertação realizar um estudo de literatura de expressão oral portuguesa e servia, enfatizando a relevância dos motivos de beleza e amor na poesia lírica popular destes dois povos. Observaremos o modo como a poesia popular portuguesa e sérvia encaram os motivos de beleza e amor e ainda como este modo influencia o comportamento, o pensamento, ação e construção de imagens por estas duas comunidades culturais. Apesar da ausência de grandes contactos históricos e geográficos, pretendemos demonstrar que portugueses e sérvios se expressam acerca do sentimento amoroso e apreciam a beleza de forma semelhante. Os tópicos a discutir passam necessariamente pelo questionamento da existência dos conceitos da alma portuguesa e alma eslava que durante séculos tem servido para explicar determinadas reações e comportamentos das duas entidades culturais em questão como culturalmente condicionados. Um outro tópico importante sobre que recairá a nossa reflexão será a (im)possibilidade da tradução do vocábulo e do conceito de saudade para a língua servia, sendo que um dos dicionários consultados propõe o substantivo čežnja. Pretendemos defender a ideia de que o conceito subjacente a estes dois termos e praticamente equivalente no contexto da expressão de amor. Embora os motivos de beleza e amor possam ser encarados isoladamente, tentaremos averiguar da estreita relação entre estas duas categorias. Investigaremos os padrões (locais e universais) da beleza masculina e feminina e a sua relação com a virtude e outros fatores motivadores deste sentimento. No quadro do estudo do amor, concentrar-nos-emos nas vertentes platónica e anti platónica (os beijos, os abraços, as caricias), diretamente conexionadas. Estudaremos também a problemática da identidade, diferença e cliché no contexto dos dois motivos a comparar. A nossa atenção recairá na relação destas categorias com a alteridade no sentido de detetar como esses conceitos se refletem na visão de beleza e amor na poesia lírica portuguesa e sérvia.E objetivo central desta dissertação realizar um estudo de literatura de expressão oral portuguesa e servia, enfatizando a relevância dos motivos de beleza e amor na poesia lírica popular destes dois povos. Observaremos o modo como a poesia popular portuguesa e sérvia encaram os motivos de beleza e amor e ainda como este modo influencia o comportamento, o pensamento, ação e construção de imagens por estas duas comunidades culturais. Apesar da ausência de grandes contactos históricos e geográficos, pretendemos demonstrar que portugueses e sérvios se expressam acerca do sentimento amoroso e apreciam a beleza de forma semelhante. Os tópicos a discutir passam necessariamente pelo questionamento da existência dos conceitos da alma portuguesa e alma eslava que durante séculos tem servido para explicar determinadas reações e comportamentos das duas entidades culturais em questão como culturalmente condicionados. Um outro tópico importante sobre que recairá a nossa reflexão será a (im)possibilidade da tradução do vocábulo e do conceito de saudade para a língua servia, sendo que um dos dicionários consultados propõe o substantivo čežnja. Pretendemos defender a ideia de que o conceito subjacente a estes dois termos e praticamente equivalente no contexto da expressão de amor. Embora os motivos de beleza e amor possam ser encarados isoladamente, tentaremos averiguar da estreita relação entre estas duas categorias. Investigaremos os padrões (locais e universais) da beleza masculina e feminina e a sua relação com a virtude e outros fatores motivadores deste sentimento. No quadro do estudo do amor, concentrar-nos-emos nas vertentes platónica e anti platónica (os beijos, os abraços, as caricias), diretamente conexionadas. Estudaremos também a problemática da identidade, diferença e cliché no contexto dos dois motivos a comparar. A nossa atenção recairá na relação destas categorias com a alteridade no sentido de detetar como esses conceitos se refletem na visão de beleza e amor na poesia lírica portuguesa e sérvia.

The central purpose of this dissertation is to conduct a comparative study of Portuguese and Serbian oral literature, emphasizing the relevance of the motifs of beauty and love in the lyric folk poetry of these two peoples. We will observe the way in which folk poetry treats the motifs of beauty and love and how they influence behavior; thought; action, and the construction of images by these two cultural communities. Despite not having had many historical and geographical contacts, we intend to show that the Portuguese and the Serbs express their emotions and appreciation of beauty in very similar ways. he topics we will discuss necessarily include the questioning of the concepts of the Portuguese soul and the Slavic soul, which over the centuries have been used to explain certain reactions and behaviour of these two peoples, as culturally conditioned. Another important topic to be reflected is the (im)possibility of translating the word and the concept of saudade into the Serbian language. Since one of the dictionaries we consulted proposes the noun čežnja, we shall defend the idea that the concept underlying these two terms is practically equivalent in the context of the expression of love. Although the motifs of beauty and love can be observed separately, we will also examine the close relationship between these two categories. We will research both (local and universal) patterns of masculine and feminine beauty and their relation to virtue and other factors that give rise to the feeling of love. Within the context of the study of love, this feeling will be analysed from its platonic and antiplatonic variants (embracing, kissing, fondling), which are directly connected. We will also study the problems of identity, difference and cliche in the context of the two motifs to be compared. We will devote attention to the relationship between these categories and otherness, in the sense of discovering how these concepts are reflected in the vision of beauty and love in Portuguese and Serbian folk poetry.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mata, Inocência, 1957-; Stojanovic, Jasna
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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