Document details

Os educadores e a educação em ciências no Jardim-de-Infância

Author(s): Gomes, Ana Cristina Costa

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/1220

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Didáctica das ciências; Teses de mestrado


Description

Tese de mestrado em Educação (Didáctica das Ciências), apresentado à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008

O presente estudo teve como finalidade compreender como é que as ciências são trabalhadas pelos educadores de infância nas suas salas, tendo em consideração a formação inicial e os anos de serviço dos mesmos. A metodologia utilizada foi mista. Numa primeira fase, administrámos um inquérito por questionário com questões fechadas e abertas a quarenta e cinco educadores de infância de sete instituições dos concelhos de Lisboa, Loures, Sintra e Odivelas. Num segundo momento escolhemos quatro educadores para responderam a uma entrevista, tendo como critérios a formação académica destes, os anos de serviço e tentando-se obter uma perspectiva de ambos os géneros. Os resultados mostraram que, neste estudo, os educadores com menos anos de prática profissional são os que demonstraram sentir mais dificuldades na explicação de conceitos, aplicação e desenvolvimento de actividades práticas e lúdicas na área das ciências. Os educadores com mais anos de prática são os que sentem mais gosto pelo desenvolvimento de actividades nesta área. Foi possível verificar que o educador, com poucos anos de serviço, sente mais facilidade na exploração desta área do que a maioria das educadoras. Todos os educadores do estudo quando reflectiram sobre a sua formação académica inicial indicaram que, por ser muito teórica, não foi a mais favorável para o desenvolvimento da prática lectiva relacionada com a área das ciências. Referindo a sua deficiente formação científica recomendaram que as escolas de formação académica inicial deveriam preparar melhor os futuros educadores para o trabalho na área das ciências. Segundo estes educadores deveria ser criada uma disciplina de cariz prático onde fosse possível a exploração das ciências adaptada ao nível etário das crianças que frequentam o jardim-de-infância.

The purpose of the present study is to understand how sciences are implemented by the kindergarten educators, taking in consideration their initial training and the years of service. In the methodology were used mixed methods. In the first phase was applied a questionnaire with open and closed questions to forty five kindergarten educators of seven institutions of the Lisbon, Loures, Sintra and Odivelas municipalities. In the second phase four kindergarten educators were choosen to answering to a interview The results shown that, in this study, the kindergarten educators with less years of professional practice demonstrated more difficulties in the concepts explanation and application and development of practical and creative activities in the area of sciences. The educators with more years of practice fell more sensibility for the development of activities in this area. It was possible to verify that the male educator, with a few years of service, feels more easiness in the implementation of the activities from this area that the majority of the females educators. All the educators participants in the study when asked to reflect on their initial academic training indicated that those was not the most adequate for the development of the sciences area. The participants recommended that the schools of initial training must prepare better the future educators for the work and development of sciences area. In the educators opinion it would be necessary to create one practical discipline where the development of sciences would be possible according the kindergarten children age.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Oliveira, Teresa (Maria Teresa Morais de)
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo