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Envolvimento dos encarregados de educação na Escola: concepções e práticas

Author(s): Lourenço, Lívia Patrícia Rodrigues cv logo 1

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/1245

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Educação; Organização escolar; Administração escolar; Teses de mestrado


Description
Tese de mestrado em Educação (Administração e Organização escolar), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008 Baseado num quadro teórico construído segundo o modelo ecológico proposto por Bronfenbrenner, assume-se que a escola, enquanto espaço educativo interactivo pode ser entendido como contexto ecológico e sistémico no qual tem lugar a socialização e desenvolvimento dos alunos. A presente investigação de natureza interpretativa e descritiva incidiu sobre as interacções entre escola e encarregados de educação e organizou-se em função dos seguintes objectivos: (a) percepcionar olhares sobre a natureza do envolvimento dos encarregados de educação na escola; (b) captar o entendimento dos participantes sobre a definição dos papéis dos actores educativos; (c) conhecer as lógicas de interacção dos encarregados de educação na escola; e (d) identificar factores de constrangimento versus factores facilitadores das práticas de envolvimento dos encarregados de educação de uma escola do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Participaram na investigação representantes da escola e representantes dos encarregados de educação. Os dados foram recolhidos por diversificados processos complementares, incluindo entrevista, observação e análise de documentos de diversa natureza. Os resultados indiciaram que a prática de envolvimento dos encarregados de educação na Escola das Margaridas está associada a uma cultura de envolvimento incipiente que ainda não está institucionalizada, mas que se perspectiva como essencial para o desenvolvimento dos alunos. Contudo, identificaram-se lógicas diferenciadas de interacção entre escola e encarregados de educação enfatizadas nas questões particulares de cada aluno e nos factores que concorrem, quer para obstaculizar um envolvimento mais lato e frequente dos encarregados de educação, quer para favorecer uma cultura de maior participação. Este estudo inclui limitações e sugestões para futuras investigações no domínio lógicas de interacção dos encarregados de educação ao nível da escola. Based in a theoretical framework built upon the ecological model proposed by Bronfenbrenner, the research developed according to the following assumptions. On the one hand, the school, as an interactive and educational space, is understood as an ecologic and systemic context in which the students' socialization and development take place. On the other hand, differential logics of action may arise according diverse forms of parents' involvement in school. This interpretative and descriptive case study in a middle school focused on the interactions between the parents and the school, and was guided by the following objectives: (a) to identify and understand the nature of parents' involvement in the school; (b) to capture the participants' subjective definitions regarding their roles; (c) to identify and characterize the interaction logics subjacent to the parents involvement in the school activities and initiatives; and (d) to identify constraining factors versus facilitating factors of their involvement. Participants were teachers performing different roles as school representatives and parents' representatives in diverse school organizational structures. Data was gathered through several complementary processes including interviews, local observations, and school document analysis. Results analysis suggest that parents involvement in the Escola das Margaridas associates to an incipient involvement culture, not yet fully institutionalized, but that we foresee as essential for student development. Nevertheless, different interaction logics emerged between the parents and the school which related to particular issues pertaining to students' problems, as well as on other factors that contribute to both hinder a more broad and frequent involvement of the parents and favor a more participative culture. This study includes some limitations as well as suggestions for future studies directed to a deeper understanding of the logics behind parents and school interactions.
Document Type Master Thesis
Advisor(s) Sanches, Maria de Fátima Chorão Cavaleiro
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