Document details

O conhecimento e a atitude face à saúde sexual e reprodutiva: um estudo correlacional em estudantes universitários

Author(s): Abreu, Jordão Filipe dos Ramos

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/1249

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Educação; Formação pessoal e social; Teses de mestrado


Description

Tese de mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008

O conhecimento e as atitudes referentes à saúde sexual e reprodutiva dos jovens não se têm mantido constantes ao longo do tempo em resultado das profundas mudanças sócio-culturais verificadas nos últimos anos. Neste contexto, enunciou-se o seguinte problema de investigação: que relação existe entre o nível de conhecimento em saúde sexual e reprodutiva e as atitudes em saúde sexual e reprodutiva, de estudantes universitários? Pretendemos também clarificar o modo como os conhecimentos e as atitudes face à saúde sexual e reprodutiva se relacionam com outras variáveis, tais como: o género; a área científica do curso; a frequência de utilização de fontes de informação sexual; valores em sexualidade; a autopercepção da vulnerabilidade às IST's; o ambiente familiar para o diálogo sobre sexualidade; o estatuto socioeconómico familiar; o nível de instrução dos pais; o viver fora do agregado familiar habitual em tempo de aulas; a experiência anterior de participação em acções de educação sexual; e a idade. Optámos por um estudo do tipo correlacional e o questionário foi o instrumento de colheita de dados utilizado. Este possui 126 itens divididos em três partes distintas, incluindo um Teste de Conhecimentos e uma Escala de Atitudes Face à Saúde Sexual e Reprodutiva(EAFSSR, adaptado de Nemic et al. 2005). O instrumento foi validado pelo teste dos juízes e optimizada a sua fiabilidade pelo Alfa de Cronbach que foi de .893 na EAFSSR e.673 no Teste de Conhecimentos. Participaram 310 estudantes das licenciaturas de Enfermagem (176), Biologia (89) e Engenharia Informática (45). A amostra revelou-se enviesada em relação ao número de alunos distribuídos por ano de curso. Os dados foram analisados com um nível de significância _ = .05. Concluímos que os participantes apresentam um bom nível de conhecimentos em saúde sexual e reprodutiva e atitudes positivas face à mesma. A temática menos conhecida diz respeito aos métodos contraceptivos. Verificámos que variáveis como, o curso na área da engenharia, o género masculino, o viver fora do ambiente familiar habitual e o nunca ter participado em acções de educação sexual, estão associadas a NCSSR mais baixos, AFSSR menos positivas e a uma autopercepção de vulnerabilidade às IST's mais elevada. Estes resultados evidenciam a necessidade de existir nas universidades serviços de apoio psicopedagógico e programas de educação sexual devidamente estruturados.

The main purpose of this study was to clarify the relationship between the level of knowledge on sexual and reproductive health and attitudes in university students. Other variables were considered such as: genre; subject; frequency of sexual information sources; values on sexuality; self perception for vulnerability to STD's; family economic status. A correlational method was following, having the questionnaire as the instrument for collecting data. The 126 items of the questionnaire are distributed into three different part: biographic data; knowledge test; and are attitudes scale on sexual and reproductive health. The instrument was validated by the test of judges and optimized its reliability by Cronbach's alpha that was in EAFSSR of .893 and .673 in the knowledge test. 310 students (176 - Nursing, 89 - Biology and 45 - Computer Engineering) from two higher education institution answered to the questionnaire. The data were analyzed with a level of significance _ = .05. Results showed that participants have a good level of knowledge and positive attitudes toward sexual and reproductive health. Contraceptional methods was the topic least known by the students in general. Different variables were identified that are associated wit a lower knowledge of sexual and reproductive health, lower positive attitudes and higher self perception for vulnerability to STD's. These results claim to the need of psycho-pedagogical support services and adequate programs on sex education in universities and institution of higher education.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Chagas, Isabel, 1952-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo