Document details

Perspectivas dos alunos sobre os valores na poesia de José Craveirinha

Author(s): Lopes, Hélder Manuel de Almeida

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/1292

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Educação; Formação pessoal e social; Teses de mestrado


Description

Tese de mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008

A dissertação que aqui se expõe procura estabelecer uma relação entre o ensino da Língua Portuguesa, o ensino de valores e o papel que a literatura pode desempenhar na formação intercultural do aluno. Para tal apresentamos, como baluarte da interculturalidade, o poeta José Craveirinha que conviveu com duas culturas, a portuguesa pelo lado paterno e a moçambicana pelo lado materno, e que transpôs essa bi-culturalidade para os seus textos. Sustentamos que a literatura desempenha um papel primordial na formação axiológica do aluno, especialmente na inculcação de valores como o da igualdade, o da aceitação da diferença e o da liberdade de expressão. José Craveirinha, na sua obra, ao retractar a miscigenação cultural que adquiriu no seio familiar dá um exemplo real sobre como incorporar duas culturas diferentes e ser capaz de criar algo novo que acaba por enriquecê-lo e, ao mesmo tempo, a comunidade em que ele está inserido. Desenvolvemos um estudo de caso interpretativo, apoiado na natureza qualitativa da investigação, na Escola Portuguesa de Moçambique devido ao facto de esta deter dentro de si uma grande variedade de culturas. Seleccionamos uma turma de 12º ano que possuía diferentes culturas no seu seio e através de fichas de trabalho e questionários procuramos ver como eles interagiam com a poesia de José Craveirinha, onde a temática da diversidade cultural está presente. Os resultados da investigação permitem-nos concluir que a literatura que aborda a temática da interculturalidade, no nosso estudo a poesia de José Craveirinha, desempenha um papel importante na formação da personalidade do aluno e exerce uma profunda influência na forma como eles reflectem, interagem e olham as diferenças culturais.

The text here presented tries to establish a connection between the Portuguese Language teaching, moral values and Literature as an important mean to lead students to understand the intercultural pedagogy. We present José Craveirinha, as one of the most important icons of interculturality, because of his family history, Portuguese father and Mozambican mother, exposing this bi-culture in his works. We believe that literature plays an important part in the student's moral education, especially in transmitting moral values like equality, the acceptance of what is different and freedom of speech. José Craveirinha, in his works, not only showed us the cultural miscegenation that he acquired through his family but also gave us a living example how to merge two different cultures that enriched him and at the same time enriched the community in which he lived in. We developed an interpretative case study, supported by the qualitative nature of the investigation, in the Portuguese School of Mozambique because it hosts and deals with several different cultures. We selected a 12th grade class, whose students possess different cultures and through worksheets and questionnaires we tried to find out how they interacted with José Craveirinha's poetry where the topic of cultural diversity is present. The results of the investigation allow us to conclude that the literature that talks about interculturality, in our study José Craveirinha's poetry, plays an important part in the construction of students' personality and has a profound influence in the way how they think, interact and see cultural differences.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pintassilgo, Joaquim, 1956-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo