Document details

ADAPTATION AND LEARNING OF INTELLIGENT AGENTS IN INTERACTIVE ENVIRONMENTS

Author(s): Policarpo, Daniel Álvaro Fonseca

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/13944

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Inteligência Artificial em videojogos; Comportamentos baseados em regras; Aprendizagem; Comportamentos orientados para objectivos; Adaptação


Description

A indústria de videojogos evoluiu de um mercado de nicho para um mercado globalmente reconhecido pelas suas oportunidades de empreendedorismo e lucro. Actualmente é um dos sectores económicos que gera mais emprego e capital, ultrapassando o volume de facturação da indústria cinematográfica e competindo até com a indústria musical. Com a evolução da tecnologia, os videojogos tornam-se cada vez mais apelativos, tanto visualmente como técnicamente. Uma vez que jogos mais apelativos providenciam melhores resultados nas vendas, esta indústria é uma das forças motrizes para a evolução tecnológica das plataformas físicas de videojogos. A Inteligência Artificial nos videojogos é cada vez mais complexa e realista, de modo a acompanhar as exigências dos jogadores. Apesar disto, a maioria dos jogos ainda não fornece verdadeira adaptabilidade nos comportamentos dos seus personagens, resultando em situações em que um jogador de nível intermédio é capaz de prever o comportamento dos adversários num curto espaço de tempo, levando a uma experiência de jogo previsível e aborrecida. Criar uma Inteligência Artificial verdadeiramente adaptável beneficiaria muito o valor intrínseco de um videojogo, fornecendo uma experiência de jogo mais envolvente e imprevisível. Este documento descreve a pesquisa e desenvolvimento de um sistema de Inteligência Artificial para o género de videojogos First-Person Shooter. Após um período de investigação sobre trabalhos relacionados e o estado-da-arte, decidiu-se adoptar a técnica Dynamic Scripting como base para o sistema, permitindo a criação de adversários com comportamentos adaptáveis, que fornecem mais imprevisibilidade e desafio em videojogos comerciais. Dynamic Scripting é uma técnica de Inteligência Artificial para aprendizagem de comportamentos para videojogos, que mantém várias bases de dados de regras, uma para cada tipo de agentes no videojogo, a partir das quais são extraídas as regras utilizadas para controlam os comportamentos dos agentes. Estas bases de regras adaptam-se às acções dos jogadores, aprendendo quais as regras que traduzem em melhor desempenho do comportamento do agente. Após uma série de testes de validação, esta técnica foi implementada em cenários típicos de videojogos do género First-Person Shooter, construídos previamente com a utilização do motor de jogo Unity3D. Para além disso, implementaram-se uma série de extensões para a técnica Dynamic Scripting, nomeadamente, melhorias na técnica original e uma abordagem deconstrução de comportamento orientada para objectivos

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Amado, Pedro Jorge da Costa; Urbano, Paulo Jorge Cunha Vaz Dias
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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