Document details

Aprendizagem Interactiva da Escrita

Author(s): Pereira, Joana Leonor Lourenço

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/14060

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Aprendizagem; Caligrafia; Ensino; Crianças; Gestos; Escrita


Description

O ensino e a aprendizagem da escrita gráfica são processos complementares longos e evolutivos que, tradicionalmente, envolvem profundamente tanto professores quanto crianças. Da parte do professor, requer-se que este transmita e exemplifique as formas correctas de executar os movimentos cinestésicos da caligrafia. Dos alunos espera-se a execução continuada dos exercícios, para aperfeiçoamento das suas capacidades de coordenação motora. É frequente, durante este processo de ensino/aprendizagem, o professor dirigir fisicamente o aluno, exemplificando a sequência de movimentos correcta. Por outro lado, o aluno necessita que o professor lhe indique se o seu aproveitamento nessas tarefas é positivo, ou negativo. Neste último caso, o professor terá de efectuar um acompanhamento mais próximo para auxiliar a criança a ultrapassar as limitações demonstradas. Havendo uma tão grande dependência entre estes dois intervenientes, procurou-se desenvolver uma solução capaz de fornecer a autonomização necessária a ambos, que se reflecte na redução significativa dos tempos das tarefas de acompanhamento prolongado individual de cada aluno, libertando o professor para que este possa desenvolver um trabalho mais especializado junto dos que revelem maiores dificuldades na aprendizagem da escrita caligráfica. Neste sentido, desenvolveu-se uma plataforma, baseada em dispositivos tácteis - tablet PC, que suportou a construção de duas ferramentas protótipo: uma direccionada para assistir os professores nas tarefas de definição de exercícios e visualização das suas execuções pelos alunos, e outra para fornecer o suporte necessário às crianças para execução dos exercícios com capacidades de retorno visual para ajuda e orientação em tempo real, e com um mecanismo de classificação do gesto efectuado. Estas ferramentas de trabalho visam autonomizar professor e alunos e optimizar a produtividade de ambos. As duas ferramentas foram submetidas a uma avaliação inicial, cujos resultados parecem confirmar as premissas que fundamentaram este trabalho.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Carriço, Luís
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents