Author(s): Fideles, Gonçalo Nuno Coelho
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/15234
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Data Warehouse; Extracção; Suporte Técnico; Business Intelligence; Carregamento (ETL)
Author(s): Fideles, Gonçalo Nuno Coelho
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/15234
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Data Warehouse; Extracção; Suporte Técnico; Business Intelligence; Carregamento (ETL)
No âmbito do Projecto de Engenharia Informática (PEI) surgiu a oportunidade de adquirir experiência e novos conhecimentos sobre ferramentas, tecnologias e metodologias do mundo empresarial, numa das maiores empresas de Sistemas de Informação a nível nacional, a Portugal Telecom – Sistemas de Informação S.A. (PTSI). O estágio foi efectuado na área de Suporte Técnico de Business Intelligence (BI) na qual estão inseridos os maiores projectos de BI do grupo PT. Neste departamento de suporte são efectuadas tarefas como as de identificar, analisar, acompanhar, resolver todos os incidentes e problemas que surjam no âmbito de uma aplicação de BI, a instalação de software correctivo e evolutivo nos ambientes de Qualidade e Produção bem como a implementação de novas ferramentas aplicacionais de modo a garantir a operacionalidade da área com vista a automatizar os nossos processos e a diminuir os tempos de resposta aos problemas/necessidades identificados em cada aplicação. O estágio contou com o desenvolvimento de uma ferramenta para a instalação de software relativamente ao sistema de gestão de base de dados SqlServer2005, com o objectivo de automatizar e melhorar o processo de instalação de software para que houvesse uma diminuição dos tempos de resposta por parte da nossa equipa perante o cliente de negócio. A ferramenta foi elaborada seguindo todas as etapas de desenvolvimento de software impostas pelas metodologias da PTSI.