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Crenças e conceções de dificuldade em atletas de alto rendimento : estudo exploratório em contexto escolar e desportivo

Author(s): Santos, Andreia Sofia Cravo e Silva Pinto dos

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/15311

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Crenças; Dificuldades de aprendizagem; Atletas; Motivação (Psicologia); Teses de mestrado - 2014


Description

Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014

No presente estudo analisam-se crenças pessoais de atletas-estudantes em três constructos: dificuldades na aprendizagem, motivação e autoeficácia, nos contextos escolar e desportivo. Foram identificadas crenças e conceções pessoais sobre dificuldades na aprendizagem em atletas de alto rendimento a estudar no ensino universitário, analisando o grau de congruência dessas conceções pessoais quando aplicadas a dois contextos de aprendizagem distintos: escolar e desportivo. Foi desenvolvida uma aplicação especializada para recolha e análise de dados através da metodologia Q, método Q-Sort, com aplicações futuras a outros domínios da Psicologia da Educação. A amostra é constituída por atletas de alto rendimento que se encontram a frequentar o ensino superior. A partir dos dados recolhidos através do Questionário de Crenças de Dificuldades na Aprendizagem (QCDA) (n=24) (Gonçalves, 2002, 2013), em versão online, realizaram-se 9 entrevistas semiestruturadas e procedimento Q-Sort, em suporte informático (n=10). De uma forma geral os estudantes-atletas entendem que as dificuldades na aprendizagem são construtivas e inerentes à aprendizagem. O peso relativo dado à motivação encontra-se relacionado com a obtenção de resultados e o da eficácia com a superação de obstáculos e de si próprio. O desenvolvimento da aplicação QSort demonstrou ser bastante útil, facilitando a recolha simultânea e emparelhada de dados de diferentes contextos relativos a um mesmo domínio ou provenientes do mesmo contexto em diferentes momentos.

In this study we analyse personal beliefs of student-athletes in three constructs: learning difficulties, motivation and self-efficacy in the context of school and sport. Personal beliefs and conceptions of learning difficulties in high-performance athletes studying at the university were identified by analysing the degree of congruence of these personal conceptions when applied to two different learning contexts: school and sports. A specialized application for collecting and analysing data through Q methodology - Q-Sort method - was developed, also providing future applications to other domains of Educational Psychology. The sample consists of high-performance athletes who are attending a higher education. From the data collected through the Questionnaire of Beliefs on Difficulties in Learning (QCDA) (n = 24) (Gonçalves, 2002, 2013), in the online version, there were 9 semi-structured interviews and Q-sort procedure in computer support (n = 10). Overall student-athletes understand that learning difficulties are constructive and inherent to learning. The relative weight given to motivation is related to the achievement of results and effectiveness by overcoming obstacles and of itself. The development of Q-Sort proved to be very useful, facilitating simultaneous and paired collection of data pertaining to both different contexts relating to the same domain and equal contexts at different times.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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