Document details

O conceito de marketing cultural aplicado à museologia contemporânea em Portugal

Author(s): Marecos, Carla Teresa Silvestre Lopes

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/1752

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Museus - Portugal - séc.20-21; Marketing da cultura; Teses de mestrado - 2009; Museologia - Portugal - séc.20-21


Description

Tese de mestrado, Arte, Património e Teoria do Restauro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009

A presente tese, numa ampla abordagem aos variados conceitos e aplicação do uso de marketing na dimensão da museologia contemporânea portuguesa, tem como objectivo a reflexão e a análise, numa delimitação espaço-temporal que abrangerá o século XX e o século XXI, do marketing prático e o papel que este desempenha no seio dos museus e do público afecto, os conceitos e diálogos das lojas de museus em Portugal, sua disposição arquitectónica, estrutura organizativa, assim como a forma como influem determinadas particularidades estéticas, estruturais e organizativas, na atracção e cativação do público. O percurso de investigação prende-se com a actual necessidade de reflexão incisiva sobre a recente explosão museológica, que veio alterar na maioria dos casos a postura adoptada por grande parte dos museus em relação ao tema em análise.

This thesis embodies the broad approach to the various concepts and means with regards to the use of marketing in contemporary Portuguese museums, reflecting on objective, analysis and the special boundaries which are reflected in the 20th and 21st centuries, it also looks at the marketing practice and its role within the museums and capturing the publics imagination, the concepts of museum shops in Portugal, their architectural layout, organizational structure as well as how certain aspects influence the aesthetic, structural and organizational aspects in attracting and captivating the public. The research shows the current need for incisive reflection on the recent explosion of museums in Portugal which has changed the view adopted by the majority of the museums entailed in this thesis.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Grilo, Fernando, 1962-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents