Document details

Entre brobdingnag e lilliput : a apresentação de si na narrativa autobiográfica produzida nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competência

Author(s): Calha, António

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/17674

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Teses de doutoramento - 2015


Description

Tese de doutoramento, Sociologia (Sociologia da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais, 2015

O sistema de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências (RVCC) corresponde a uma política educativa destinada a adultos implementada em Portugal a partir de 2001. Desde então, vem assumindo diferentes configurações e enquadramentos. Trata-se de uma oferta de qualificação que visa equiparar, formalmente, as competências adquiridas ao longo da vida às habilitações académicas conferidas pelo sistema regular de ensino. As metodologias de trabalho baseiam-se em pedagogias ativas e individualizadas, estruturadas na construção do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem, que implica a produção de uma história de vida autobiográfica a partir da qual se reconhecem, validam e certificam as competências dos candidatos. O trabalho desenvolvido pelos candidatos aos processos RVCC constitui o campo de interesse em que se enquadra esta tese de doutoramento. Procurámos perceber a forma como os candidatos se apresentam e se validam na narrativa autobiográfica. Face aos objetivos que orientaram a investigação, foi reunido um corpus analítico constituído por cem Portefólios Reflexivos de Aprendizagem, de adultos que concluíram o processo entre 2006 e 2010, em quatro Centros Novas Oportunidades do distrito de Portalegre. A análise estrutura-se em três dimensões da narrativa: os relatos da experiência escolar, da experiência profissional e das relações com os outros, a que correspondem, grosso modo, aprendizagens de diferente natureza, formais, não formais e informais.

The Accreditation of Prior Experiential Learning System corresponds to an adult education policy implemented in Portugal in 2001. Since then it has taken different settings. This is an offer to certificate competences and knowledge acquired throughout life course with formal diploma. The working methods are based on active pedagogies structured in building a Portfolio which comprises writing an autobiographical story of life, from which the skills of the candidates are recognized, validated and certified. The work done by the candidates through the process constitutes the field of interest of this doctoral thesis. We sought to understand how candidates present and validate themselves on the autobiographical narrative. Given the objectives that guided the research, it was gathered an analytical corpus of one hundred Portfolios of candidates who completed the process between 2006 and 2010. The analysis is structured into three narrative dimensions: school experience, work experience and relationships with others, which roughly correspond to formal, non-formal and informal learning.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Vieira, Maria Manuel
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo