Document details

A supervisão na educação de infância : interacções durante a prática pedagógica final de educadores de infância

Author(s): Ribeiro, Marta Isabel de Sousa, 1983-

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/18124

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Supervisores da educação; Identidade profissional; Prática pedagógica - Educadores; Prática reflexiva; Teses de mestrado - 2014


Description

Dissertação de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014

O presente estudo visa a compreensão e análise da prática pedagógica final (estágio) dos educadores de infância, focando a relação triangular estabelecida entre os principais intervenientes deste complexo processo: Supervisor, Educador Cooperante e Educador-estagiário. O nosso principal intuito é compreender que tipo de relação se estabelece durante o estágio- “prática pedagógica final” (Oliveira-Formosinho, 2002) e se esta é ou não profícua e de que forma esta relação influencia a formação da identidade profissional do futuro educador de infância. O nosso problema de investigação pretende compreender de que maneira o acompanhamento dos professores mais experientes (Supervisor e Educador Cooperante) pode contribuir para a formação de uma praxis reflexiva e cientificopedagógica das futuras educadoras de infância. A nossa investigação enquadra-se numa base interpretativa albergando o estudo de casos ao nível da supervisão na educação de infância (estágio). Os principais intervenientes são dois Supervisores de uma , quatro Educadores Cooperantes e quatro Estagiários. Pretendemos fazer a análise de quatro casos distintos de estágios supervisionados. Como principais instrumentos de recolha de dados utilizámos: Entrevistas semi-estruturadas e a observação direta. Os resultados compravam na prática pedagógica final o desenvolvimento dos atuais quadros teóricos relativos à Supervisão e ao acompanhamento dos estagiários.

The intent of the present study is to understand and analyze the pre-service arena of 4 student teachers from Early Childhood Education, focusing on the triangular relationship among the main stakeholders of this complex process: supervisor, cooperating teachers and student-teachers. The main goal is to identify the type of relationship established during the preservice arena and if this turns out to be useful and in which way does it influence the building of the professional identity of the future preschool teacher. On the other hand, it is also of our interest to understand how more experienced teachers (supervisor and cooperating teachers may contribute to the education and training of a future reflective and scientific praxis of a preschool teacher. Our investigation will have an interpretative basis, including the study of several cases of pre-service supervision. The main interveners are two supervisors, four cooperating teachers and four student-teachers. Our intention is to analyze four different cases of supervised pre-service training. As main source of data, the following instruments were used: semi-structured interviews, direct observation and documentation analysis. The results put into evidence the development of recent research frameworks of supervision and mentoring in the pre-service arena.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Salema, Maria Helena, 1943-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents