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Bem-estar psicológico e recursos contextuais e pessoais em adolescentes de uma escola particular portuguesa

Author(s): Carvalho, Nuno Alexandre da Camera Archer de, 1977-

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/18327

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Bem-estar psicológico; Desenvolvimento juvenil; Desenvolvimento pessoal e social; Teses de mestrado - 2015


Description

Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015

Enquadramento: A escola é um contexto privilegiado para a promoção do desenvolvimento positivo dos adolescentes. Duas linhas de investigação têm investido numa abordagem compreensiva do desenvolvimento. A primeira, no âmbito da psicologia positiva, dos modelos de bem-estar e da eudaimonia, enfatiza a multidimensionalidade do bem-estar e é conhecida como bem-estar psicológico. A segunda, no âmbito das teorias sistémicas do desenvolvimento e do Positive Youth Development, identifica um conjunto de forças do contexto (recursos externos) e do próprio adolescente (recursos internos), conhecidos como recursos de desenvolvimento pessoal ou “developmental assets”. Objetivos: Aprofundar a investigação teórica e empírica do bem-estar psicológico e dos recursos de desenvolvimento, externos e internos, permitindo um maior conhecimento dos alunos e melhor compreensão do potencial da escola no desenvolvimento dos adolescentes. Método: A amostra incluiu 201 alunos do 6º, 9º e 11º ano de uma escola particular de Lisboa; como instrumentos de avaliação, foi utilizada a escala “EBEP-Adolescentes” (Fernandes, 2007), para a avaliação do bem-estar psicológico, e a escala “Developmental Assets Profile” (Search Institute, 2005), adaptada ao contexto português para a avaliação dos recursos de desenvolvimento. Resultados: O bem-estar psicológico correlacionou-se, significativamente, com os recursos de desenvolvimento contextuais e pessoais. Registou-se uma diminuição significativa dos recursos de desenvolvimento, do 6º ano para o 9º e o 11º ano, sem oscilações significativas para o bem-estar psicológico global. Encontraram-se correlações estatisticamente significativas, entre o bem-estar psicológico e cada uma das seguintes variáveis: compromisso com a aprendizagem, nota a português e participação em atividades de solidariedade. O mesmo tipo de correlações ocorreu entre os recursos de desenvolvimento, as variáveis referidas e o envolvimento em atividades extracurriculares. Conclusões: Os resultados apresentam-se em conformidade com a literatura revista, justificando a pertinência teórica e empírica do bem-estar psicológico e dos recursos de desenvolvimento e a sua importância no desenvolvimento dos adolescentes. Foram analisadas algumas implicações para a prática educativa e feitas algumas sugestões para estudos futuros.

Context: School is a privileged context for the promotion of youth positive development. There are two main lines of investigation that have invested in a comprehensive approach to development. The first, in the range of Positive Psychology, of well-being and eudaimonia models, emphasizes the multiple dimensions of well-being and is known as psychological well-being. The second, following systemic development theories and Positive Youth Development, identifies a number of strengths in context (external assets) and of the adolescent (internal assets), known as personal developmental assets. Goals: To deepen the theoretical and empirical investigation on psychological well-being and developmental assets, external and internal, allowing a greater knowledge of students and a better understanding of the school’s potential in the development of adolescents. Method: The study included 201 students from the 6th, 9th and 11th grades from a private school located in Lisbon. Data collection used as instruments the “EBEB – Adolescentes” for the evaluation of psychological well-being (Fernandes, 2007) and the scale Developmental Assets Profile (Search Institute, 2005), adapted to the Portuguese context, for the evaluation of developmental assets. Results: Psychological well-being correlated significantly with context and personal developmental assets. There was a significant decrease of developmental assets from the 6th to the 9th and 11th, without significant changes for the global psychological well-being. There were correlations with statistic significance between psychological well-being and each of the variables: school engagement, grades in Portuguese and participation in solidarity activities. The same kind of correlations occurred between developmental assets, the variables already mentioned and the involvement in extracurricular activities. Conclusions: The findings agree with the scientific literature that was reviewed, justifying the theoretical and empirical pertinence of psychological well-being and developmental assets and its importance in adolescent development. Some implications for the educational practice were analysed and suggestions for future research were made.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Veiga, Feliciano
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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