Document details

História e filosofia da ciência na formação inicial em ciências de educadores e professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico : uma investigação-ação

Author(s): Maurício, Paulo José Severino, 1969-

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/18385

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Teses de doutoramento - 2015


Description

Tese de doutoramento, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015

O nosso estudo é uma investigação-ação em educação realizada ao longo de dois ciclos investigativos que pretendeu investigar como a História e Filosofia das Ciências podem transformar as nossas práticas de ensino-aprendizagem em direção a um ensino humanizado, que definimos. Partindo da análise da situação existente ao nível das nossas práticas de ensino-aprendizagem em formação inicial de professores, realizamos uma investigação onde se operaram mudanças a vários níveis. Como professor-investigador os nossos compromissos epistémicos e ontológicos conheceram uma mudança profunda que traduzimos pela expressão de no fim do projeto determos outra visão do mundo. Esta investigação foi realizado utilizando a história da ótica geométrica e a história da cor na informação de sequências de ensino-aprendizagens potencialmente mais eficazes, bem como na elaboração de materiais didáticos mais ricos e relevantes. Analisámos de igual modo as transformações operadas ao nível de diversos tipos de conhecimento nos próprios alunos, tendo obtido resultados que, a este nível, foram os que a literatura relevante nos levou a supor.

Our study was an educational action research carried on over two cycles of research. We wanted to investigate how History and Philosophy of Science would transform our teaching-learning practices toward a humanized teaching, which is defined in the study. Based on an analysis of the existing situation in terms of our practices of teaching and learning in pre-service teacher education, we engaged on an investigation in which changes occur at several levels. As a teacher-researcher our epistemic and ontological commitments experienced a profound change that often we translate in terms of worldview change. This research was performed using the history of geometrical optics and the history of color in the elaboration of a potentially more effective teaching-learning sequences. Moreover we used History and Philosophy of Science as a source and guide to the elaboration of richest and more relevant teaching materials. Additionally, we analysed the transformations that learners’ knowledge suffer and obtained results that, at this level, were consistent with the relevant literature.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Chagas, Isabel, 1952-; Coelho, Ricardo Lopes, 1959-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo