Document details

Tecnologias e competências dos professores do ensino básico para o séc. XXI

Author(s): Pedro, Ana

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/18408

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Teses de doutoramento - 2015


Description

Tese de doutoramento, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015

Enquadrada no domínio de especialidade das tecnologias de informação e comunicação na educação, esta investigação pretendeu produzir conhecimento sobre o desenvolvimento profissional docente através da formulação de um quadro de referência de competências técnico-pedagógicas necessárias ao professor do ensino básico do séc. XXI. Para isso, aprofundou-se no campo teórico o conceito de competências (operacionalizadas em competências docentes e competências para o século XXI), relacionando-o com o desenvolvimento profissional docente. Seguindo uma abordagem metodológica mista, estruturada a partir do paradigma pragmático, recolheram-se dados (i) aplicando a escala de perceção de competências docentes para o século XXI a 2688 professores do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e (ii) entrevistando cinco stakeholders do sistema educativo – representantes de sindicato de professores, instituições de ensino superior formadoras de professores, Ministério da Educação e Ciência e representantes de associações de pais. Os resultados foram posteriormente cruzados, produzindo-se assim o referencial de competências para o século XXI para o professor do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico composto por 37 competências, organizadas em torno de quatro dimensões (pedagógica, profissional, tecnológica e de relações interpessoais e institucionais). Por fim, procurou-se produzir orientações para a utilização do referencial de competências como instrumento norteador de desenvolvimento profissional docente.

Set within the specialized domain of information and communication technologies in education, this investigation aimed to produce knowledge on the professional development of educators by formulating a reference framework for the technical and pedagogical skills needed by basic education teachers in the 21st century. In order to do so, we studied in depth the theoretical viewpoint of the concept of competencies (defined into teaching competencies and competencies for the 21st century), relating it to teachers’ professional development. Following a mixed methodological approach, based on a pragmatic paradigm, data was gathered (i) applying the scale of perception of teaching competencies for the 21st century to 2688 teachers of the 2nd and 3rd cycles of Basic Education and (ii) interviewing five stakeholders of the educational system – union representatives, higher education institutions of teacher training, the Ministry of Education and Science and representatives of Parents’ Associations. Results were later crossed and thus the reference framework for 21st century competencies for teachers of the 2nd and 3rd cycle of basic Education was formed, composed of 37 competencies organized around four dimensions: pedagogical; professional; technological; interpersonal and institutional relations. Finally, we aimed to create guidelines for the use of the reference framework of competencies as a tool for the professional development of teachers.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), SFRH/BD/76608/2011

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Matos, João Filipe, 1950-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo