Document details

O processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, nível s...

Author(s): Cartaxo, Albertina Maria Carvalho Mourão Gonçalves, 1978- cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2102

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Formação de adultos - Portugal; Validação de competências; Trabalhos de projecto de mestrado - 2009


Description
Este trabalho foi desenvolvido no domínio das Ciências da Educação / Formação de Adultos, mais concretamente ao nível do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de modo a concluir o Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Jovens pouco Escolarizados. O principal objectivo é caracterizar a actividade do Centro de Novas Oportunidades (CNO) do Centro Profissional de Reparação Automóvel, no concelho de Loures, no ano de 2008, principalmente ao nível dos processos RVCC Nível Secundário, diagnosticando tensões e dificuldades sentidas ao longo do ano. O presente documento é composto por três partes: um primeiro capítulo teórico, sobre as origens e a evolução da prática de reconhecimento de competências; um segundo é uma reflexão pessoal sobre a minha experiência profissional no campo da educação e formação de adultos; o terceiro composto pela caracterização da actividade de um CNO. Pretende-se com este trabalho contribuir para a compreensão de um fenómeno, que não sendo novo no nosso país, atingiu uma visibilidade elevada actualmente, que são os processos RVCC. Para isso, partindo da minha experiência profissional, enquanto formadora num Centro Novas Oportunidades, decidi elaborar o presente documento. Esta experiência permitiu-me reflectir sobre a minha actividade profissional, fazendo um balanço do próprio processo, evidenciando pontos fortes e os paradoxos existentes. This study s subject is placed on the Education Sciences / Adult Education filed, namely on the Recognition, Validation and Certification of Competencies (RVCC) area, as a part of the Master on Education and Formation of non-Educated Adults and Young men. Its main objective is to describe the activity of CEPRA s (Car Repairing Professional Center) Centro de Novas Oportunidades CNO (New Opportunities Center), located in Loures, regarding specifically the RVCC procedures at the secondary school level, identifying the difficulties experienced during 2008. The presented study is organized in three parts: a first theoretical chapter describing the origins and development of the recognition of competencies process; a second one in which I consider and think about my own experience on the education of the adults; and a third one, which is a chapter that intends to characterize the procedures of a CNO (New Opportunities Center). The aim of this study is to enhance the comprehension of the phenomenon of the RVC process, which is not a new event on the country, but it has nowadays a larger visibility and it is well known in the society. I have used my experience as a trainer on a CNO to pursuit this purpose more properly. I consider that my personal experience in the area has allowed me to better ponder about it, by considering the process itself, understanding its strong points and its paradoxes and weaknesses. Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Canário, Rui, 1948-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo