Document details

A ética na formação inicial de professores : o contributo dos professores orien...

Author(s): Silva, Maria João Lopes da, 1976- cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2124

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Formação inicial de professores; Ética profissional; Supervisão pedagógica; Teses de mestrado - 2009


Description
O presente estudo, subordinado ao tema o Contributo dos Professores Orientadores na Formação Ética dos Estagiários, insere-se na área da formação de professores e visa compreender como se processa a formação ética no processo de formação inicial no período de estágio. Trata-se de um estudo realizado numa ESE privada do Norte do país, centrada num grupo de orientadores e de estagiários (na fase de formação inicial). Efectuada uma revisão da literatura sobre a dimensão ética da profissão e a formação, realizou-se um estudo empírico em que, recorremos à observação de reuniões de reflexão e a entrevistas. A partir dos comportamentos e das opiniões dos próprios intervenientes, pretendemos ter acesso às suas representações profissionais, mais especificamente à forma como dizem agir e pensar. Os resultados do estudo efectuado permitiram-nos concluir que os orientadores esforçam-se por dar um contributo na formação ética dos estagiários, levando-os principalmente a reflectir sobre os seus comportamentos e atitudes e mostrando-lhes várias possibilidades para a mudança e para a construção de uma pessoa e de um profissional melhor. Verifica-se, no entanto, que alguns estagiários não se mostraram abertos à mudança, não aceitando sequer conselhos ou opiniões dos orientadores. This study, entitled Contribution Guiding Teacher Training in Ethics Trainees, falls in the area of teacher training and aims to understand the processes underlying the formation process of ethics training during the internship. This is a study in a private ESE north of the country, focusing on a group of mentors and trainees (in the initial training). Review of the literature on the ethical dimension of the profession and training, there was an empirical study in which we used the observation of brainstorming meetings and interviews. From the attitudes and opinions of the players themselves, we want to have access to their key professional, more specifically the way they act and think. The results of the study allowed us to conclude that the supervisors strive to make a contribution in the ethical training of trainees, taking them mainly to reflect on their behavior and attitudes and showing them various possibilities for change and for building of a person and a better trader. There is, however, that some trainees were not open to change, not even accepting advice or opinions of coaches. Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Estrela, Maria Teresa, 1936-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents