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Fatores escolares do envolvimento dos alunos na escola : um estudo com alunos adolescentes

Author(s): Malveiro, Maria Fernanda da Conceição, 1964-

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/22366

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Envolvimento dos alunos; Jovens adolescentes; Apoio pedagógico; Criatividade (Educação); Teses de mestrado - 2015


Description

Tese de mestrado, Educação (Área de especialização Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015

O estudo do envolvimento dos alunos na escola (EAE) poderá contribuir para a identificação de fatores que conduzem a comportamentos de risco e ao abandono escolar, bem como para o esclarecimento de como deverá ser a intervenção na comunidade educativa. O conhecimento da realidade das escolas portuguesas e a perspetiva dos alunos, em particular, é, por isso, fundamental para a reflexão e a mudança de práticas, com consequências na ativação do envolvimento dos alunos na escola. Neste contexto, a presente dissertação procurou ampliar a investigação sobre o envolvimento dos alunos na escola em função de variáveis escolares específicas: preferência por Ciências ou por Letras, normas da escola, apoio dos professores, relação com os colegas, clima de criatividade e direitos na escola percecionados pelos alunos. Para proceder ao estudo da relação entre cada uma das variáveis escolares e o envolvimento dos alunos, procurou-se encontrar elementos de resposta às seguintes questões de investigação: Q1: Será que o EAE varia em função da preferência por Ciências ou por Letras? Q2: Haverá relação significativa entre o EAE e as normas da escola? Q3: Será que o EAE varia consoante o apoio dos professores percecionado pelo aluno? Q4: Haverá relação significativa entre o EAE e a relação com os colegas? Q5: Será que o EAE varia com o clima de criatividade na escola, percecionado pelo aluno? Q6: Será que o EAE varia em função dos direitos na escola, percecionados pelo aluno? A amostra foi constituída por 685 alunos do 6º, 7º, 9º e 10º anos, de diferentes regiões do país. Foram administrados instrumentos de avaliação com boas qualidades psicométricas, especificamente os seguintes: Children’s Rights Scale, Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola, Escala de Normas Escolares, Escala de Perceção de Apoio dos Professores, Escala de Relação com os colegas e Escala do Clima de Criatividade na Escola. Os resultados obtidos permitiram encontrar relações significativas, e conforme esperado, entre cada uma das variáveis escolares e o envolvimento dos alunos. Tais relações foram interpretadas à luz da literatura revista, adotando um posicionamento cognitivo-social. O estudo termina com o reconhecimento de limitações encontradas e a apresentação de sugestões para investigações futuras sobre os conceitos aqui considerados.

The study of student engagement in school (SES) can allow the identification of factors that lead to risky behavior and school dropout, as well as clarification about ways of intervention in the educational community. Knowing the reality of Portuguese schools and particularly the students’ perspectives is, therefore, fundamental for reflection and change of practices, with effects on the activation of students’ engagement. In this context, this study aims to contribute to students’ engagement in school research as a function of specific school variables: preferably Science or Literature, school rules, teachers’ support, peers’ support, creativity and students’ rights. In order to acknowledge each school variables and their relationship with students’ engagement, this study aims to find elements of response to the following research questions: Q1: Does SES vary depending on Science or Literature preference? Q2: Is there a significant relationship between SES and school rules? Q3: Does SES vary with teacher support that is perceived by students? Q4: Is there a significant relationship between SES and peers’ relationships? Q5: Does SES vary with the creativity environment perceived by students? Q6: Does SES vary depending on the rights at school, perceived by students? Sample was composed by 685 students from the 6th, 7th, 9th and 10th grades, from different regions of the country. Assessment tools were administered with good psychometric qualities, specifically the following: Students’ Engagement Scale, School Children's Rights Scale, Science or Literature Preference Scale, School Rules Scale, Perception of Teachers’ Support Scale, Relationships with colleagues’ Scale and Creativity Climate Scale. The obtained results allowed to establish meaningful associations, and as expected, among each of the study variables and students’ engagement in school. The interpretation of such associations were based on a reviewed literature, adopting a cognitive-social positioning. The study ends with the recognition of limitations and suggestions for future research on the concepts here considered.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Veiga, Feliciano
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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