Document details

O sistema de garantia da qualidade do ensino numa unidade orgânica da Universidade Nova de Lisboa

Author(s): Alves, Rute Susana Fernandes, 1992-

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/22735

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Avaliação interna; Qualidade no ensino; Gestão de qualidade; Relatórios de estágio de mestrado - 2015


Description

Relatorio de estágio mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015

O presente relatório descreve o trabalho desenvolvido no estágio curricular na Universidade NOVA de Lisboa. Trata-se de um estudo avaliativo que pretende compreender as relações entre o Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino da Universidade NOVA de Lisboa (SQGEUNL) e as práticas de gestão da qualidade da NOVA Information Management School (NOVA IMS), uma das suas unidades orgânicas. Para recolher informação que permitisse dar resposta à pergunta de partida “De que forma as práticas de gestão da qualidade da NOVA IMS se relacionam com as orientações/princípios preconizados no SGQE-UNL?”, foram realizadas 6 entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo de documentos. A recolha e análise de informação permitem concluir que o Sistema de Garantia da Qualidade do Ensino da NOVA IMS coloca em prática as orientações provenientes do SGQE-UNL, tendo em conta as suas características e necessidades. Permitem também evidenciar algumas práticas a melhorar, no que diz respeito à participação dos estudantes, à divulgação externa dos resultados e ao envolvimento de outros stakeholders.

This report describes the internship work at NOVA University of Lisbon. It is an evaluative study which aims to understand the relationships between NOVA’s System of Quality Assurance in Education (SQGE-UNL) and the quality management practices of NOVA Information Management School (NOVA IMS), one of its organizational units. To collect information that would allow to address the initial question "How does NOVA IMS quality management practices relate to the guideline/principles advocated in SGQE-UNL?”, there were six semi-structured interviews and document content analysis. The collection and analysis of the information demonstrates that the System of Quality Assurance in Education of NOVA IMS puts into practice the guidelines from the SGQE-UNL, given their characteristics and needs. They also highlight some practices in need of improvement, with regard to the participation of students, external dissemination of results and the involvement of other stakeholders.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Fernandes, Domingos, 1953-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents