Author(s): Branco, Flávia Sofia Gomes
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/23134
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Satisfação com a vida; Análise de clusters; Teses de mestrado - 2015
Author(s): Branco, Flávia Sofia Gomes
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/23134
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Satisfação com a vida; Análise de clusters; Teses de mestrado - 2015
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
Nos últimos anos tem-se assistido a um interesse crescente pelo estudo da forma como os indivíduos se relacionam com o tempo, ou seja, pelo estudo da perspetiva temporal. Neste sentido, o presente estudo pretende analisar a forma como os estudantes se relacionam com o tempo, concebendo perfis temporais, e posteriormente, explorar a relação existente entre esses perfis e os níveis de satisfação de vida. O estudo relaciona ainda outras variáveis, o género e as classificações escolares. Participaram no estudo 207 alunos, pertencentes ao 9º ano de escolaridade, de quatro escolas públicas portuguesas do distrito de Lisboa. Os participantes responderam a três medidas de avaliação psicológica: o Questionário de Recolha de Dados Pessoais, o Inventário de Perspetiva Temporal e a escala A minha vida como estudante, adaptada para português no presente estudo. Os resultados revelaram a existência de uma forte relação entre a satisfação de vida e a orientação temporal de futuro, seguida pela orientação temporal equilibrada. Através do estudo diferencial efetuado entre géneros e pela análise de clusters, verificou-se que o género masculino está mais orientado para o futuro, e são também estes alunos que orientam as suas ações consoante as suas metas futuras, os que apresentam classificações escolares mais elevadas.
In recent years there has been a growing interest in the study of how individuals relate to time, in other words, the study of time perspective. Hence, this study aims to examine how students relate to the time, conceiving time profiles, and later explore the relationship between these profiles and life satisfaction levels. The study also lists other variables, gender and school grades. This study included the participation of 207 students from the 9th grade of four Portuguese public schools in the district of Lisbon. The following instruments were applied: the Questionário de Recolha de Dados Pessoais, the Inventário de Perspetiva Temporal and the Escala A minha vida como estudante, adapted to Portuguese in this study. The results show a positive association between life satisfaction and future time perspective, after by balanced time perspective. The differential study within genders and by cluster analysis, revealed that the male gender presents higher attitudes of orientation for the future, and are also these students that guide their actions depending on their future goals, those with higher school grades.