Author(s):
Vieira, Nuno Miguel de Sousa, 1971-
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/24634
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Pintura; Galerias de arte; Ateliers de artistas; Criação artística; Espectadores; Curadoria; Weiner, Lawrence, 1942-; Carneiro, Alberto, 1937-; Trouvé, Tatiana, 1968-; Sosnowska, Monika, 1972-; Schabus, Hans, 1970-; Anastasi, William, 1933-; Teses de doutoramento - 2016; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Description
Tese de doutoramento, Belas-Artes (Pintura), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2016
Anexo: "Uma vida inteira - peça de representação" disponível em suporte papel
A investigação conducente a esta tese desenvolve-se no interior de uma práxis artística que procura, em cada momento, estabelecer um vínculo profundo com uma realidade contextual que a motiva, circunscreve e abre em momentos sucessivos de exibição. Neste sentido, a pesquisa parte dessa prática artística com o fim principal de pensá-la no próprio processo que a gera e sustenta, procurando focar melhor e aprofundar as questões do enraizamento contextual da obra ou as relativas às necessidades de circulação a que os produtos criativos estão sujeitos nos dias de hoje, bem como a consequente possibilidade de desmaterialização de vínculos que estes sucessivos movimentos podem provocar nas obras. Sala de exposição – Parte II, obra artística central na investigação, tem como antecessora Sala de exposição, projeto que partilha como denominador comum o ateliê, que foi sempre o mesmo, e a sala de exposição, adicionada à própria obra. É esse ateliê, sediado numa antiga fábrica, o lugar de origem do processo gerador da obra e um seu constituinte. Mas, no enunciado desse lugar, considera-se também, uma sala de exposição, o local (onde na própria fábrica se expunham os objetos produzidos) como parte integrante da obra, que transita para os novos locais de visibilidade. Por outro lado, o ateliê é também o lugar ao qual todas as obras são devolvidas, física ou virtualmente, pelo que entender esse ateliê como lugar de regresso converte-o duplamente num referente contextual determinante para o estabelecimento da teia de relações que estrutura conceptualmente a obra em variadas situações de visibilidade. À procura de entendimento do papel na práxis criativa assumido pelo ateliê como lugar de regresso e da sala de exposição como lugar de alteridade, associa-se, complementarmente, a identificação de estratégias e metodologias criativas usados por outros artistas com propósitos idênticos, reforçando e problematizando a reflexão no interior do processo criativo.
The research conducing to this thesis has been developed inside an artistic praxis that demands, at each time, to establish a deep bond with a contextual reality that motivates, circumscribes and opens it at consecutive moments of exhibition. To this extent, the research stems from this artistic practice, aiming to consider it within the process that generates and sustains it, looking to focus and deepen issues of contextual rooting of the work or on those relating to the circulation needs creative products are subject to today, as well as the consequent possibility of dematerialisation of bonds these successive movements may bring to the works. Sala de Exposição – Parte II, an artwork key to this research, stems from Sala de Exposição, a project sharing as common denominator the studio, which was always the same, and the exhibition rooms that kept being added to the work itself. It is this studio, located on the premises of a former factory, the place of origin of the process generating the work and also its constituent. But, in that site’ statement, it is also considered an exhibition room, the place (where in the factory were exhibited the produced objects) integral to the work, which transits to the new sites of visibility. On the other hand, the studio is also the place to where all works come back, physically or virtually, and therefore understanding it as a place of return doubly turns it into a contextual reference determinant for the establishment of the web of relations that conceptually structures the work in varied visibility situations. To the search for an understanding of the role played in the creative praxis by the assumption of the studio as place of return and of the exhibition room as place of alterity, is associated the recognition of creative strategies and methodologies used by other artists with similar purposes, reinforcing and problematising the reflection within the creative process.