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Perturbação do espectro do autismo : revisão das metodologias de intervenção

Author(s): Camacho, Bernardo Nuno Fernandes

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/26259

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Perturbação do espectro do autismo; Intervenção; DIR-Floortime; TEACCH; ABA; EIBI; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas


Description

Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2016

A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento crónica e multifactorial que se carateriza por défices a nível da comunicação e interação sociais, associada a padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades. As primeiras manifestações surgem numa fase muito precoce da vida de uma criança e vão se tornando mais evidentes com o desenvolvimento da criança. A prevalência desta perturbação tem vindo a aumentar, pelo que os dados mais atuais apontam para uma prevalência internacional de 1 em cada 68 crianças em idade escolar sofrer desta perturbação. Um diagnóstico precoce é de extrema importância, visto que quanto mais cedo é iniciada a intervenção nestas crianças, melhor se torna o prognóstico. Existem várias estratégias de intervenção, que se dividem fundamentalmente em duas áreas. Intervenções que atuam a nível do comportamento, como por exemplo a Applied Behavior Analysis (ABA) e a Early Intensive Behavioral Intervention (EIBI), e a nível desenvolvimental e assente no princípio do ensino estruturado, como a Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children (TEACCH). O trabalho tem como objetivo sintetizar e descrever o atual conhecimento científico acerca das principais medidas de intervenção existentes para crianças com Perturbação do Espectro do Autismo descritas na literatura, recorrendo a investigações efetuadas sobre a temática.

Autism Spectrum Disorder (ASD) is a chronic and multifactorial neurodevelopmental disorder that is characterized by deficits in terms of communication and social interaction, associated with restricted and repetitive patterns of behavior, interests and activities. The first manifestations appear at a very early stage in the life of a child and becomes more evident with the development of the child. The prevalence of this disorder has been increasing, as the most current data point to an international prevalence of 1 in 68 school-age children suffering from this disorder. Early diagnosis is extremely important, because the sooner the intervention start in these children, the better the prognosis becomes. There are several strategies for intervention in ASD that are fundamentally divided into two areas. Behavioral interventions such as Applied Behavior Analysis (ABA) and Early Intensive Behavioral Intervention (EIBI) and developmental interventions such as Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children (TEACCH) that relies on the principles of structured teaching. This paper aims to summarize and describe the current scientific knowledge about the main existing intervention to children with Autism Spectrum Disorder described in the literature, using research done on the subject.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Susana
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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