Author(s):
Mateus, João Pedro Marques
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/27613
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): turismo de nicho; imagem turística; comunicação turística; revistas de viagens; análise de conteúdo
Description
A presente dissertação aborda a relação entre turismo de nicho, imagem turística e marketing, procurando analisar em particular os impactos de uma das revistas de viagens, lifestyle e newtrends com maior penetração no mercado nacional, a revista Evasões, junto das empresas do sector do turismo de nicho em Portugal. Através da análise de conteúdo a mais de 6.500 artigos de 113 edições desta revista foi possível traçar tendências ao longo dos anos, possibilitando a perceção das oscilações que ocorreram na procura e oferta dos produtos de nicho em território nacional. As entrevistas semiestruturadas realizadas junto dos players do sector do turismo de nicho contribuíram para perceber que a comunicação da oferta turística junto dos media é benéfica para o aumento da visibilidade e notoriedade das empresas, uma vez que aumenta a procura por essa oferta. Apesar de existir uma consciencialização por parte das empresas sobre esses benefícios, ainda existe uma perceção difusa sobre os reais impactos de uma correta comunicação junto do potencial consumidor turístico.
This dissertation is about the relationship between niche tourism, touristic image and marketing, in the attempt to analyze the impacts of one of the travel, lifestyle and new trends magazines, with greater penetration in the national market, the Evasões magazine, in relationship with the niche tourism sector in Portugal. Through the content analysis of more than 6,500 articles from 113 editions of this magazine it was possible to trace trends over the years, giving a possibility to perceive the oscillations that occurred in the search and demand of certain niche products in the national territory. With the semi-structured interviews carried out with the operators of the niche tourism sector, it was possible to perceive that the communication of the tourist offer with the media is beneficial to increase the visibility and notoriety of the companies, increasing the demand for this offer. Although there is an awareness among companies about these benefits, there is still a diffuse perception about the real impacts of a correct communication on potential customers.