Author(s):
Valgôde, Maria João
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/27669
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Dificuldades de aprendizagem; Emoções - Aspectos psicológicos; Ansiedade; Negação; Impossibilidade; Estratégia adaptativa operacional; Estratégia com equilibração emocional; Teses de mestrado - 2016; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Description
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
O problema das dificuldades de aprendizagem tem sido estudado com várias abordagens diferentes. A sua ligação com problemáticas de ordem emocional já foi alvo de estudos experimentais, que encontraram relações entre os dois fenómenos. O presente estudo teve como objectivo estudar as diferenças na problemática emocional entre crianças com (n=14) e sem (n=17) dificuldades de aprendizagem, utilizando a prova “Era uma vez…”. Comparou-se a utilização das quatro estratégias de elaboração da ansiedade e as escolhas das categorias de cenas na sequência. Esperava-se que as crianças com dificuldades de aprendizagem mostrassem mais dificuldades na elaboração da ansiedade suscitada pelos cartões da prova. A análise os dados recolhidos foi feita através do programa estatístico IBM SPSS – Statistics 20 (Statistical Package for the Social Sciences). Os resultados confirmam parcialmente as hipóteses definidas. As crianças com dificuldades de aprendizagem utilizaram estratégias de elaboração da ansiedade menos adaptativas nos cartões II (doença), III (ida à praia) e IV (pesadelo). No total da prova utilizaram mais frequentemente a estratégia Negação. Quanto às escolhas das cenas na sequência, apenas foram encontradas diferenças entre os dois grupos na escolha de cenas de Aflição na terceira posição do cartão II, mais frequente no grupo das crianças com dificuldades.
The problem of learning difficulties has been studied from several different approaches. Their connection with emotional problems has been the subject of experimental studies that have found links between the two phenomena. This investigation aimed to study the differences in emotional problems between children with (n = 14) and without (n = 17) learning difficulties, using the test "Era uma vez...". We compared the use of the four anxiety elaboration strategies and the choices of the categories of scenes in sequence. It was expected that children with learning disabilities showed more difficulties in the elaboration of anxiety aroused by the test cards. The collected data analysis was performed using IBM SPSS - Statistics 20 (Statistical Package for Social Sciences). The results partially confirm the hypothesis set. Children with learning difficulties used less adaptive strategies in cards II (disease), III (going to the beach) and IV (nightmare). In the total test they used the denial strategy more often. As for the choice of scenes in the sequence, differences were only found between the two groups in the choice of Affliction scenes in third position of card II, more frequent in the group of children with difficulties.