Document details

Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa

Author(s): Ribeiro, Maria Araújo Monteiro Cazenave, 1987-

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2840

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Formação de adultos; Validação de competências; Formação profissional contínua; Relatórios de estágio de mestrado - 2010


Description

Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010

O presente Relatório enquadra-se no estágio realizado no Centro de Novas Oportunidades (CNO) da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EHTL), para a conclusão do Mestrado em Ciências da Educação, especialização Formação de Adultos. O CNO centra a sua intervenção em dois eixos: Acolhimento, Diagnóstico e Encaminhamento (ADE) e o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Para o cumprimento das suas finalidades, dispõe de uma equipa técnico-pedagógica, que engloba diversos actores educativos, com diferentes funções e com dois objectivos comuns: Encaminhar candidatos para ofertas educativas e formativas, por um lado, Validar e Certificar Competências, por outro. É sobre esta ETP que incide o meu Projecto de Estágio, enquadrado na promoção da avaliação externa dos CNO, através da adaptação do modelo Common Assessment Framework (CAF). Como tal, cada CNO teve de fazer a sua própria autoavaliação, redigindo um relatório e, posteriormente, elaborar um Plano de Acções de Melhoria. Neste Plano, são apresentadas áreas de melhoria do Centro, sendo que uma delas se centra na realização de um Plano de Formação para a ETP do CNO, constituindo-se no principal objectivo do meu projecto de estágio. Assim, neste trabalho proponho-me conhecer e analisar a instância educativa, e tudo o que lhe está inerente, para através de um diagnóstico de situação, elaborar um Plano de Formação que vá ao encontro das representações pessoais e profissionais e das necessidades que os elementos da ETP identifiquem. Tendo em atenção os objectivos propostos para este estudo, optou-se por realizar uma investigação qualitativa, utilizando diferentes técnicas de recolha de dados, com o objectivo de obter dados que permitam transformar tal área de melhoria numa potencialidade e oportunidade.

The following report is part of an internship training held at the Center for New Opportunieties (CNO) of Lisboa’s School of Tourism and Hospitality (EHTL) to complete my Master’s degree in Educational Sciences, specialization in Adult Education. The CNO focus it’s assistance on two areas: Reception, Diagnostic and Routing (ADE) and the process of Recognition, Validation and Certification of Competencies (RVCC). In order to follow this aims, has a technical-pedagogical staff, which includes several educational agents, with different function and with to common goals: Forward candidates to offer education and training on the one hand, and Validate and Certify Competencies, on the other. Is this team that focuses my Internship Project, supported the promotion of external evaluation of the CNO, by adapting the model Common Assessment Framework (CAF). As such, each CNO had to do their own self-assessment, writing a report and then prepare an Action Plan for Improvement. In this Plan, are shown improvement areas of the Centre, one of which focuses on carrying out a training plan for the ETP of the CNO, which is the main objective of my internship project. In order to achieve all this, in this work i propose to experience, understand and analyze the educational request in it’s essence, and use this study ti develop a Training Plan that satisfies the personal and professional needs identified by the elements of the ETP. Considering the goals of this study, I chose a qualitative researche, using different techniques for data collection, trough which may raise the possibility to convert that “area of improvement” in a real opportunity.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Alves, Natália, 1958-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents