Author(s):
Gomes, Joaquim Manuel Freire, 1959-
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2957
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Ensino da enfermagem; Responsabilidade profissional; Ética profissional; Teses de mestrado - 2010
Description
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Psicologia da Educação – Aprendizagem e Desenvolvimento no Adulto e no Idoso), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
O presente estudo pretende saber como se forma e como se ensina a responsabilidade no curso de licenciatura em enfermagem. Pretendemos também conhecer a importância atribuída pelos professores e alunos de enfermagem ao ensino para a responsabilidade; quais os conteúdos mais valorizados; e quais os benefícios deste ensinamento para a construção do saber profissional. Realizaram-se duas entrevistas a professores de Ética e Deontologia, duas entrevistas a professores supervisores e cinco entrevistas a alunos finalistas do curso de enfermagem que foram sujeitas a análise de conteúdo. Todos afirmam que ter responsabilidade é imprescindível no exercício da profissão. Alguns afirmam que pode e deve ser ensinada e por conseguinte pode ser aprendida e descrevem a metodologia que usam para esse ensino. Mas outros afirmam que a responsabilidade não se ensina, adquire-se ao longo do tempo. Nesse ensino para a responsabilidade o que pode ser ensinado são caminhos e situações que despertem sentido de responsabilidade. Os resultados do estudo apontam para que o ensino da responsabilidade seja efectuado na disciplina de Ética e Deontologia, mas são os ensinos clínicos que formam verdadeiramente para a responsabilidade pelas obrigações e deveres perante os utentes e pelo valor da vida humana.
This study to ascertain the form and how to teach responsibility in the first degree course in nursing. We also want to know the importance given by teachers and students in nursing education for responsibility, what content is valued, and what the benefits of this teaching for the construction of professional knowledge. There were two interviews with teachers of Ethics and two interviews with teachers and supervisors five interviews with final year students of nursing who were subjected to content analysis. Everyone agrees to take responsibility is essential in practice. Some say it can and should be taught and therefore can be learned and describe the methodology they use for such education. But others say that the responsibility is not taught, is acquired over time. In education the responsibility for what may be taught are ways and situations that arouse a sense of responsibility. The study results indicate that the teaching of responsibility is carried out in the Department of Ethics and Rules, but clinical trials are the teachings that make for truly responsible for the obligations and responsibilities towards users and the value of human life.