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A matemática entre Jardim de Infância e 1º Ciclo: trabalho colaborativo entre professores

Author(s): Lucena, Maria João Geada Coutinho de

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3201

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Didáctica da matemática; Teses de mestrado - 2009


Description

Tese de mestrado, Educação (Didáctica da Matemática), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009

Esta investigação, tem como objectivo perceber como é que o trabalho colaborativo pode ajudar a melhorar as práticas lectivas dos professores, favorecendo a articulação curricular entre ciclos na promoção do sucesso escolar dos alunos. De acordo com este objectivo formularam-se as seguintes questões de investigação: i) Quais as vantagens do trabalho colaborativo para uma boa articulação entre a Educação Pré Escolar e o 1ºciclo do ensino básico, no que diz respeito ao ensino da Matemática? ii) Quais as implicações, para as práticas lectivas, da realização de actividades de investigação com crianças do Jardim de Infância e do 1º ano de escolaridade? E iii) Em que medida é que a realização desse tipo de actividades pode facilitar a articulação curricular entre a Educação Pré Escolar e o 1º ciclo do Ensino Básico? Este estudo desenrolou-se em duas fases distintas: uma primeira de trabalho colaborativo entre todos os elementos do corpo docente de uma escola de 1º ciclo, na qual se procedeu à análise das Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar, Currículo do Ensino Básico e Programas de Matemática do 1º ciclo e ainda à análise e reflexão sobre alguns trabalhos realizados por alunos, tentando perceber as suas dificuldades; uma segunda fase, de cooperação entre uma educadora de infância e eu própria, professora do 1º ano, num trabalho de investigação sobre a prática, que envolveu a realização de tarefas de investigação com os alunos. A metodologia adoptada é de natureza interpretativa e qualitativa, sendo que a recolha de dados, predominantemente descritivos, foi realizada no contexto da escola, através de entrevistas de grupo e, em contexto de sala de aula, por observação participante. Os resultados do estudo evidenciam que este tipo de tarefas tem influência nas práticas profissionais, exigindo um conhecimento mais profundo dos temas e alterando o papel dos professores que passam a assumir uma atitude de guias no desenvolvimento das aprendizagens. Além disto, promovem o desenvolvimento de competências de aprendizagem, estabelecendo as bases para o estágio seguinte ajudando a constituir o elo de ligação entre ciclos. O trabalho colaborativo permite a descoberta de novas maneiras de pensar e encarar os problemas, visto de modo positivo como forma de promover a ligação entre ciclos e contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores.

This research aims to understand how collaborative work can help teachers improving their practice promoting curricular links between school levels and increasing the pupils’ school success. According to this aim the following questions have been formulated: i) what are the advantages of collaborative work for a good articulation between pre-school education and the first level of primary school, concerning Mathematical teaching? ii) What are the implications, for the teaching practice, of developing investigative activities with children from kindergarten and first grade?, and iii) how can the development of this kind of activities facilitate the curricular articulation between pre-school and primary school? This study has been developed in two different phases: the first one consisted in a collaborative work between all the teachers of a primary school in which they have proceeded to the analysis of Pre-School Curricular Orientations, Basic School Curriculum and Primary School Mathematical Programs and yet to the analysis and reflection over a few children’s productions trying to understand their difficulties; the second phase concerned the cooperation between a kindergarten teacher and myself, first grade teacher, in a practice research about our practice when working with investigation tasks with the pupils. he adopted methodology is interpretative and qualitative in its nature, being the data collection predominantly descriptive, developed in the school context through group interviews and, on classroom context, by participant observation. he study’s results show evidence that this kind of tasks has influences on professional practice, demanding a deeper knowledge of the mathematical issues and changing the teachers role, who now assume the attitude of a guide in promoting learning. Moreover, these tasks promote the development of children’s learning skills establishing the basis for the next stage and constituting a link between different school levels. Collaborative works allows the discovery of new ways of thinking and facing problems, being valued on a positive way as a mean of promoting the connection between school levels, and to contribute for the professional development of teachers.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Serrazina, Lurdes, 1948-; Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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