Author(s): Santos, Joel Fernando da Palma Dias, 1979-
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3381
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Educação; Teses de mestrado - 2008
Author(s): Santos, Joel Fernando da Palma Dias, 1979-
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3381
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Educação; Teses de mestrado - 2008
Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, 2008
Em Portugal assiste-se a uma crescente diversidade de alunos que frequentam as escolas de ensino regular. O Ministério da Educação aponta o ano de 2013 como data limite para a inclusão de todos os alunos caracterizados como apresentando necessidades educativas especiais. A promoção de práticas mais inclusivas é fundamental para a construção de cenários educativos que procuram acolher a diferença como uma riqueza que é património de todos (César, 2003). Estudar as mudanças que a formação de agentes educativos provoca nos seus sentimentos, atitudes e preocupações é, por isso, relevante (Loreman, Earle, Sharma, & Forlin, 2007; Sharma, Forlin, Loreman, & Earle, 2006; Rodrigues, 2007). Este trabalho faz parte do projecto Educação Inclusiva e Processos de Formação, que se insere num projecto internacional mais amplo, sobre educação inclusiva. O principal objectivo consiste em estudar que Sentimentos, Atitudes e Preocupações apresentam os agentes educacionais, antes e após uma formação (graduada ou pós-graduada), relativamente à educação inclusiva. Assumimos uma abordagem interpretativa, tendo realizado um long panel survey (Cohen & Morrison, 2001). A sub-amostra deste estudo inclui professores e outros agentes educativos (n=81), em formação inicial ou pós-graduada, em instituições de ensino superior, da região da Grande Lisboa, frequentando cursos e unidades curriculares que abordam conteúdos relacionados com a educação inclusiva. Como instrumentos de recolha de dados utilizou-se a escala SACIE – Sentiments, Attitudes & Concerns about Inclusive Education, de Loreman, Earle, Sharma, & Forlin, (2006), aplicada em dois momentos: no início e no final das unidades curriculares seleccionadas. Os resultados revelam um leve aumento do número de sujeitos que indica apresentar sentimentos de conforto e atitudes mais inclusivas face aos alunos caracterizados como apresentando necessidades educativas especiais e problemáticas relacionadas com a educação inclusiva, quando se confrontam os dois momentos da aplicação da escala. Revelam, ainda, um elevado nível de preocupações face à educação inclusiva. Contudo, observamos que entre a primeira e a segunda aplicação diminui, na maioria das questões, o número dos que indicam estar preocupados, face à inclusão de alunos em condição de NEE. Os resultados sugerem também relações entre os dados demográficos e os sentimentos, atitudes e preocupações face aos alunos em condição de NEE.
In Portugal we are observing a growing diversity of students that attend regular schools. The Ministry of Education indicates the year 2013 as the limit date for the inclusion of all students characterized as presenting special education needs (SEN). Promoting more inclusive practices is fundamental for the construction of educational settings that welcome difference as a valuable resource for all (César, 2003). Studying changes induced by professional education on the sentiments, attitudes and concerns of the educational agents is, therefore, relevant (Loreman, Earle, Sharma, & Forlin, 2007; Sharma, Forlin, Loreman, & Earle, 2006; Rodrigues, 2007). This work is part of the project Educação Inclusiva e Processos de Formação, which is in turn part of a larger international project about inclusive education. The main objective of this investigation is the study of sentiments, attitudes and concerns presented by educational agents, before and after attending graduate or post graduate professional education regarding inclusive education. We assume an interpretive paradigm and a methodological approach carried out through a long panel survey (Cohen & Morrison, 2001). The subsample of this study includes teachers and other educational agents (n=81) in the Greater Lisbon area, attending higher education professional courses covering contents related to inclusive education. To collect data we used the scale SACIE – Sentiments, Attitudes & Concerns about Inclusive Education, by Loreman, Earle, Sharma, & Forlin, (2006), applied in two moments: At the beginning and at the end of the selected curriculum units. When these two moments are confronted, the results reveal a slight increase of the number of subjects that indicate comfort sentiments and more inclusive attitudes towards students characterized as presenting SEN. The results also reveal a high level of concern towards inclusive education. Still, between the first and second applications, we observe a decrease of the number of educational agents that indicates being concerned towards the inclusion of students in SEN conditions. The results also suggest some relations between demographic data and the sentiments, attitudes and concerns towards students in SEN condition.