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As aulas de assessoria em Matemática: uma estratégia do Plano da Matemática

Author(s): Oliveira, Maria Cristina Bizarro do Nascimento e

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3441

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Assessoria; Supervisão; Desenvolvimento profissional; Trabalho colaborativo; Aprendizagem em matemática; Teses de mestrado - 2009


Description

Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009

Esta investigação propõe-se estudar as aulas de assessoria em Matemática, tentando compreender até que ponto elas podem ser um factor de sucesso escolar. Procura-se entender qual a natureza do trabalho dos professores envolvidos em assessoria, quais as vantagens de haver dois professores na sala de aula e com que limitações e constrangimentos se confrontam os professores quando trabalham em assessorias. O quadro de referência teórico integra três áreas: supervisão, trabalho colaborativo e prática lectiva em Matemática. Na primeira, discute-se a supervisão no contexto do desenvolvimento profissional dos professores. A segunda procura conhecer os reflexos do trabalho colaborativo nas práticas lectivas e no desenvolvimento profissional dos professores. A terceira debruça-se sobre as diversas componentes da prática lectiva na educação matemática. A metodologia de investigação segue uma abordagem interpretativa, tomando por designo estudo de caso (assessoria). Os participantes foram um par de professoras (titular da turma e assessora) e os alunos de três turmas que tinham, quer no papel de titular, quer no de assessora, essas duas professoras. Os dados foram recolhidos entre Setembro de 2008 e Fevereiro de 2009, recorrendo à observação de cinco aulas de assessoria em cada turma e das reuniões de preparação e de reflexão, à realização de duas entrevistas feitas a cada professora, à aplicação de um questionário aos discentes das turmas observadas e à recolha documental dos trabalhos dos alunos, das actas das reuniões, dos instrumentos de avaliação e dos documentos de apoio à prática lectiva. Os resultados evidenciam que as aulas de assessoria favorecem o trabalho colaborativo entre professores, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, potenciando, em particular, a reflexão sobre as práticas lectivas. As reuniões de preparação e de reflexão ajudam a ultrapassar dificuldades e a minorar constrangimentos. Esta estratégia pode ajudar os alunos a ultrapassar algumas das suas dificuldades, potenciando a obtenção de resultados positivos.

This investigation is intended to study assessor ship classes, specifically Mathematics classes, and attempts to understand the extent to which they can be a factor for school success. One will try to understand the nature of the work performed by the teachers involved in assessorship, the advantages of having two teachers in the classroom and the limitations and constraints teachers face when working in assessorship. There are three subjects approached in the theoretical framework: supervision, collaborative work and teaching practice in Mathematics. In the first subject, one discusses supervision in the context of the teachers’ professional development. Concerning the second subject, one attempts to know the reflections of collaboration work on the teaching practices and the teachers’ professional development. The third subject deals with the several factors concerning teaching practice in mathematics. The methodological approach chosen was an interpretative one, namely the case study (assessorship). The participants were a pair of teachers (main teacher and assessor) and the students of three classes who had, either as main teacher or as assessor, these two teachers. The data was gathered between September 2008 and February 2009, through the observation of five assessorship classes of each group and the preparation and reflexion sessions; the interviewing of the two teachers, two times each; the development of a questionnaire to the students of the said groups and the documental collection of the students’ class work, the sessions minutes, the assessment tools and the teaching practice support documents. The results show that assessorship classes have improved collaborative work between teachers, having contributed to their personal and professional development and, more specifically, enhancing the reflection on teaching practices. Preparation and reflexion sessions help overcoming difficulties and easing some constraints. This strategy can help students to overcome some of their difficulties, potentiating positive results.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Leonor, 1949-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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