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Reconhecimento, validação e certificação de competências: um contexto para a (r...

Author(s): Bentes, Adélia de Jesus Caetano Ricardo Barbosa cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3502

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Identidade; Reconhecimento; Validação de competências; Certificação de competências; Aprendizagem ao longo da vida; Narrativas; Agência; Teses de mestrado - 2009


Description
Tese de mestrado, Educação (Formação e Aprendizagem ao Longo da Vida), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009 A presente investigação visa estudar o impacto do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) na reconstrução da identidade, partindo das perspectivas de adultos que o realizaram. Foram definidas as seguintes questões orientadoras: i) Qual a percepção que os participantes têm do processo de RVCC? ii) Quais os elementos configuradores da construção da identidade dos participantes? iii) Qual o impacto que os participantes reconhecem no processo de RVCC, em termos de reconstrução da identidade e da sua agência? O enquadramento teórico deste estudo desenvolve-se em três partes. Na primeira pretende caracterizar-se e contextualizar o sistema de RVCC à luz do paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida. Na segunda parte abordam-se as relações entre aprendizagem, identidade e agência, partindo do pressuposto que um processo de RVCC constitui, também, um momento de aprendizagem biográfica, com implicações ao nível da identidade e da agência. A terceira parte centra-se no tema da identidade: explora-se o conceito e apresentam-se perspectivas relacionadas com a construção da identidade, ligando-a essencialmente às narrativas. A metodologia adoptada nesta investigação situa-se no paradigma interpretativo, assumindo o design de estudo de caso. Construíram-se dois casos, de adultos que tinham concluído os seus processos de RVCC havia alguns meses, essencialmente a partir da análise do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens dos participantes, elaborado nesse contexto, e de entrevistas semi-estruturadas. O estudo permite concluir que o impacto do processo de RVCC reconhecido pelos participantes diferiu de acordo com o nível de certificação e com as expectativas iniciais. No entanto, em ambos os casos se verificaram alterações relativamente à forma como os participantes se viam enquanto aprendentes e relativamente à forma como desenvolveram competências para gerir a sua vida, sobretudo a vida académica. Permite também verificar que a biografia dos participantes influiu na forma como construíram a sua identidade, evidenciando a complementaridade entre aprendizagens formais, não formais e informais. Face a estas conclusões, será importante encarar os processos de RVCC como mecanismos potenciadores da aprendizagem ao longo da vida, que devem articular-se com os sistemas de ensino, e ser dinamizados por agentes com o perfil e a formação adequados. In This research I intend to study the implications of Recognition Validation and Certification of Skills (RVCC) in the reconstruction of identity, from the perspective of adults who underwent the process. I have defined the following issues that guide the research: What is the perception that the participants have of the process of RVCS? What are the elements configured in the construction of identity of the participants? What is the impact that participants recognize the process, in terms of reconstruction of identity and agency? The theoretical frame of this research develops along three parts. The first intends to characterize and to contextualize the Recognition, Validation and Certification of Skills System according to the paradigm of lifelong learning. The second part deals with the relationship between learning, identity and agency, on the assumption that the process is also an opportunity for biographical learning, with implications for identity and agency. The third part focuses mainly on the issue of identity: I explore the concept and I present some perspectives related to the construction of identity, linking it to narratives. The methodology adopted in this research follows the interpretive paradigm, assuming the design of case study. There have been constructed two cases, of adults who had been certificated a few months ago, mainly from the analysis of the portfolio of the participants, prepared in this context, and semi-structured interviews, through which it sought access to the perspective of participants about the process and the impact it had had on their lives The study suggests that the impact of the process acknowledged by participants differed according to level of certification, and to initial expectations. However, in both cases there have been changes on how the participants saw themselves as learners and in the way they intend to manage their lives, especially the academic ones. It also gives evidence that the biography of the participants influenced the way they built their identity, emphasizing the complementarities between formal learning, non formal and informal. Given these findings, it is important to consider the process and its mechanism as enhancers of lifelong learning, which should link with the school systems, and be driven by staff with appropriate training and the profile.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-
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