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Autoconceito profissional dos professores de Ciências e de Matemática no 2º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Fonseca, Sónia Carla Pinto da

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3556

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Autoconceito; Autoconceito profissional; Auto-Eficácia; Literacia científica; Desenvolvimento profissional; Teses de mestrado - 2009


Description

Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009

O presente estudo teve como objectivo geral estudar as oscilações no autoconceito profissional dos professores de ciências e matemática e perceber de que forma essas oscilações se relacionavam com o desempenho nas aulas, nomeadamente na promoção da literacia científica. Assim, foram elaboradas as seguintes questões de estudo: Como se distribuem os professores por aspectos específicos do autoconceito profissional, em termos de autoconceito negativo ou positivo? Quais as diferenças no autoconceito profissional entre professores que preferem leccionar ciências da natureza e professores que preferem leccionar matemática? Como se diferenciam os professores nas dimensões do autoconceito profissional, em função do tempo de serviço? Que relação existe entre as dimensões do autoconceito e a importância dada à formação, quer inicial quer contínua? Existe relação entre o autoconceito profissional do professor e o comportamento destes profissionais, enquanto professores? Como é que o autoconceito profissional se relaciona com a utilização de actividades que promovam a literacia científica? Como se diferenciam os professores nas dimensões do autoconceito profissional em função do género? A amostra foi constituída por 242 professores, do grupo 230 (Matemática e Ciências da Natureza). Os instrumentos utilizados foram o Teacher Self-Concept Evaluation Scale (TSCES); uma adaptação da Escala de Representações dos Professores acerca dos seus Comportamentos de Cidadania Docente (ERP-CCID); um instrumento para avaliar as estratégias de ensino – aprendizagem dos professores em termos de promoção da Literacia Científica (LitCien); um Questionário Adicional (QA), onde se avalia a importância à formação inicial e/ou contínua e, por fim, um Questionário Complementar (QC), onde se optou por colocar algumas questões de natureza pessoal e profissional. A análise dos resultados permitiu verificar que o autoconceito profissional dos professores é globalmente positivo, varia com aspectos específicos da profissão, a relação com os colegas e funcionários e na relação com os alunos; correlaciona-se, positivamente, com uns aspectos (formação inicial e contínua, comportamentos de cidadania docente e literacia científica) e negativamente com outros (tempo de serviço). Na generalidade, os resultados aproximam-se dos estudos prévios, destacando-se a importância de contextos facilitadores do desenvolvimento do autoconceito profissional dos professores. O estudo termina com a descrição de limitações e com a apresentação de sugestões para novas investigações.

The present study has as main purpose to study the oscillations in the professional self-concept of sciences and mathematics teachers, and understand how these oscillations are related with the performance in the classroom. Thus, the following questions of investigation had been placed: How do teachers distribute themselves for specific aspects of the professional self-concept, in terms of negative or positive self-concept? Which are the differences in the professional self-concept between teachers who prefer to teach sciences and teachers who prefer to teach math? How do teachers differentiate themselves in the dimensions of the professional self-concept, thru time? Is there any relation between the dimensions of the self-concept and the importance given to the formation wants initial wants continuum? Is there any relation between the professional self-concept of teachers and the behavior of these professionals? How professional self-concept is related witch the use of activities that promote scientific literacy? How male or female teachers differentiate themselves in the dimensions of the professional self-concept? The sample was constituted by 242 teachers (mathematical and sciences of the nature of k12 children). The instruments that had been used where the Teacher Self-Concept Evaluation Scale (TSCES); an adaptation of Representation Scale of the Teachers Behaviors in terms of Citizenship (ERP-CCID+); an instrument to evaluate teachers strategies, in terms of promotion of the Scientific Literacy (LitCien) in pupils; an additional inquiry (QA), where evaluates the importance given to the initial and/or continuous formation and finally a complement inquiry (QC), where some questions of personal and professional nature. The results allowed to verify that the teachers professional self-concept is globally positive and change with some specific aspects of the profession, it’s stronger in the job competences, in relationship with colleagues and pupils; as well is positively correlated with some aspects (initial and continuous formation, teachers behaviors in terms of citizenship and scientific literacy) and negative correlated with others (time job). Globally the results are close to previous studies, they distinguished the importance of contexts that facilitate the development of the professional self-concept of teachers. The study finishes with the inherent limitations to the proper one and with suggestions for new studies.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Veiga, Feliciano
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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