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A minha experiência conta : um estudo de caso sobre o processo de RVCC

Author(s): Fernandes, Óscar Ricardo Brito cv logo 1 ; César, Margarida, 1958- cv logo 2 ; Courela, Maria da Conceição Pires, 1966- cv logo 3

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3649

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Educação de adultos; Aprendizagem ao longo da vida; Centros Novas Oportunidades; Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências


Description
A educação de adultos, em Portugal, tem vindo a ser um domínio educativo sem intervenções significativas (e de sucesso) de organismos governamentais, evidenciado pelas elevadas taxas de analfabetismo e número de cidadãos activos que não concluíram o 12º ano de escolaridade. Iniciativas como o ensino recorrente mostraram uma fraca adesão, por parte dos adultos, bem como taxas de conclusão muito aquém das expectativas. Em 1999, surge o sistema nacional de reconhecimento, validação e certificação de competências (SNRVCC), como resposta social às baixas qualificações escolares e profissionais dos cidadãos activos. Actualmente, assistimos a uma adesão ímpar à iniciativa novas oportunidades, sendo os centros novas oportunidades (CNO) o dispositivo com maior relevo social, actuando como uma porta de entrada para a (re)definição de trajectórias de qualificação escolar e/ou profissional de jovens e adultos. Nos CNO desenvolvem-se processos de RVCC onde adultos pouco escolarizados evidenciam, através de uma abordagem (auto)biográfica, aprendizagens, capacidades e competências desenvolvidas ao longo da vida, em diferentes cenários/contextos. Esta investigação assume uma abordagem interpretativa. Realizámos estudos de casos múltiplos, intrínsecos, num CNO da grande Lisboa. Seleccionámos um grupo de 10 candidatos a uma certificação de 9º ano de escolaridade. Focámo-nos na voz de duas adultas certificadas. Recolhemos dados através de conversas informais e observações, registadas em diário de bordo do investigador, do portefólio que construíram e de recolha documental. Realizámos uma análise de conteúdo, sucessiva e aprofundada, tendo emergido categorias indutivas. Os resultados iluminam que estas candidatas desenvolveram uma representação social positiva sobre o processo de RVCC, apesar de evidenciarem, ao longo deste processo, dificuldades em construir sentidos sobre o processo de RVCC, bem como em distinguir os papéis dos agentes da equipa do CNO e das práticas. Os resultados iluminam também as potencialidades deste processo de certificação para capacitar estes adultos a retomarem percursos de qualificação pessoal, escolar e/ou profissional, ao longo da vida. In Portugal, adult education has become an educational domain with no meaningful (or successful) interventions from the government, giving place to high rates of illiteracy and high numbers of citizens who do not accomplish the 12th grade. Initiatives, such as the system of credit units, did not get adults’ attention and only a few of them completed their education using this kind of system. In 1999, the national system of recognition, validation and certification of competencies (NSRVCC) was created, trying to become a social answer to the low school and professional qualifications of active citizens. Nowadays, we are witnessing a never seen upholding to the new opportunities initiative. This initiative has its bases in the new opportunities centres (NOC) which are as a doorway to (re)define school and/or professional paths of youngsters and adults. The RVCC processes take place where less educated adults show, through a(n) (auto)biographic approach, their throughout life learning in different settings/contexts, in what concerns to abilities and skills. This research assumes an interpretative approach. We have done intrinsic multiple case studies in a NOC, nearby Lisbon. We selected a group of 10 candidates to a 9th grade certification. We focused on the voice of two certified adults. We collected data through informal conversations and observations, registered in the researcher’s diary, from the candidate’s portfolio and from documents. We did a successive and indepth content analysis, from which inductive categories emerged. The results illuminate that these candidates developed a positive social representation towards the RVCC process. Although they have shown, throughout the process, some doubts about the meaning of this process, the differentiation of the roles of each team member and his/her practices. The results also illuminate the potential of this certification process to enable these adults to take over personal, school and/or professional qualification paths. Tese de mestrado, Educação (Formação e Aprendizagem ao longo da Vida), Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, 2009
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
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