Author(s):
Pinto, Maria Dulce da Costa Lopes
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3672
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Educação em ciência; Ensino experimental; Formação de professores; 1º Ciclo do Ensino Básico; Supervisão; Teses de mestrado - 2009
Description
Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
O Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências pretende contribuir para a melhoria da educação científica de base experimental no 1.º Ciclo do Ensino Básico através do desenvolvimento do conhecimento científico e didáctico dos professores. Este estudo procurou investigar as potencialidades e limitações da estratégia de formação proposta pelo Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências no desenvolvimento profissional de formandos que nele participaram. Optou-se por uma abordagem interpretativa, de índole qualitativa, baseada em quatro estudos de caso. Como métodos de recolha de dados seleccionou-se a entrevista semi-estruturada, a observação dos vários tipos de sessões de formação e a análise de documentos como os portfolios de avaliação das professoras participantes. Verifica-se, em todos os casos, que o Programa contribuiu, entre outros aspectos, para melhorar o conhecimento científico das professoras e reposicionar as suas concepções sobre a importância do ensino experimental. Contudo, detectou-se um conhecimento didáctico limitado – principalmente nas duas professoras que só frequentaram um ano de formação – nomeadamente no que respeita à avaliação das actividades experimentais e à sua implementação com grupos heterogéneos de alunos. Os dados obtidos revelam a pertinência do envolvimento destas duas professoras num segundo ano de formação. Relativamente à avaliação da estratégia de supervisão utilizada, os dados obtidos permitem constatar o forte impacto no desenvolvimento profissional dos professores das metodologias que implicam a participação activa dos professores na concepção, implementação e avaliação de situações de mudança em contexto de sala de aula mediante o acompanhamento continuado de um formador.
The Teacher Education Program in Experimental Science Teaching intends to improve science education in Portuguese Primary Education through the development of teachers’ scientific and pedagogical knowledge. This study sought to investigate the potentialities and limitations of this program training strategy in the professional development of the involved trainees. It was chosen an interpretive approach based on four case studies. Several methods of data collection were used: semi-structured interviews, observation of various types of training sessions and analysis of documents such as trainees’ portfolios. In all cases, the Program contributed to improve teachers’ scientific knowledge and to modify their conceptions regarding the importance of experimental teaching. However, a limited pedagogical knowledge was found – mainly in two teachers who only attended a year of training – in particular in what concerns the evaluation of experimental activities and its implementation with heterogeneous groups of students. The results show the relevance of the involvement of these two teachers in a second year of training. In what concerns the evaluation of the Program’s training strategy, the data showed a strong impact on the teachers’ professional development triggered by active methodologies involving the teachers’ participation in the design, implementation and evaluation of new classroom activities under the continuous supervision of a trainer.