Document details

O mentor remoto da crise de Portugal : a receção de Aristóteles no século XVIII

Author(s): Carreira, Paula Cristina Ferreira da Costa

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/37751

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F70552%2F2010/PT;

Subject(s): Aristóteles, 0384-0322 a.C. - Apreciação - Portugal - séc.18; Pombal, Marquês de, 1699-1782 - E a educação; Antiaristotelismo - Portugal - séc.18; Iluminismo - Portugal; Ensino superior - Política pública - Portugal - séc.18; Antijesuitismo - Portugal - séc.18; Teses de doutoramento - 2019; Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião


Description

A receção de Aristóteles em Portugal durante o século XVIII deu origem a uma corrente de pensamento sobretudo negativa, motivada pelas transformações decorrentes da revolução epistemológica de Seiscentos. Inserida no contexto iluminista europeu que inspirou um dos períodos mais reformistas da nossa história, com a intervenção assinalável do Marquês de Pombal, a interpretação dos textos antigos desenvolveu-se em dois registos que se complementam: um de teor crítico, dando espaço ao debate de ideias; um outro de cariz polemista e político, integrado numa campanha de propaganda contra um inimigo (neste caso, os Jesuítas), que tinha em Aristóteles um dos seus inspiradores no campo pedagógico e filosófico. Analisaremos textos de autores representativos do período selecionado, bem como documentos legislativos e propagandísticos, por forma a percebermos as motivações que levaram ao repúdio geral da tradição aristotélica (antiga e escolástica), cujo epílogo foi a erradicação do seu estudo dos currículos académicos, renovados com a promulgação dos novos Estatutos da Universidade de Coimbra, em 1772, com a rara exceção da então criada disciplina de História Natural, que continuou o estudo do Estagirita.

The reception of Aristotle in Portugal during the 18th century is a mainly negative current of thought, motivated by the transformations arising from the epistemological revolution of the 17th century. Framed in the context of European Enlightenment that inspired one of the most reformist periods in Portuguese history, with the remarkable intervention of the Marquis of Pombal, the interpretation of the classical texts led to two mutually complementing receptions: one of them being critical, allowing the debate of ideas; another being polemical and political, part of a propaganda campaign against an enemy (in this case, the Jesuits) which held Aristotle as one of its pedagogical and philosophical inspiration. We will analyse texts by representative authors of the selected period as well as legislative and propagandistic documents in order to understand the motivations behind the general repeal of Aristotelian tradition (ancient and scholastic), leading to the removal of its study from the renewed academic syllabuses after the promulgation of the new Statutes of the University of Coimbra in 1772, with the rare exception of the then-created Natural History discipline, which continued the study of the Stagirite.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents