Author(s): Pereira, Carlos Alberto Cabral de Melo Alves
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/428
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Donald, Davidson, 1917-2003; Filosofia da linguagem; Cognição e linguagem
Author(s): Pereira, Carlos Alberto Cabral de Melo Alves
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/428
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Donald, Davidson, 1917-2003; Filosofia da linguagem; Cognição e linguagem
Tese de mestrado, Teoria da Literatura, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
Esta dissertação levanta objecções a certas caracterizações da interpretação e da linguagem através da discussão de alguns casos relevantes, com o fim de argumentar a favor de uma certa noção de linguagem e de demonstrar a natureza falível da interpretação. Assumindo a premissa holista de Donald Davidson, segundo a qual uma criatura com linguagem tem necessariamente todo o restante aparato conceptual, a falibilidade da interpretação implica que ter linguagem e ser racional, além de serem capacidades interdependentes, são traços cuja existência é apenas possível num ambiente social. Por outro lado, argumento que o que Davidson chama 'princípio da caridade' é o mesmo princípio que subjaz à presunção da autoridade da primeira pessoa. Uma vez que este princípio é universal e intrínseco, sem o qual a interpretação não é possível, é a presunção da infalibilidade da interpretação, a par de um ambiente social, que permite o reconhecimento do erro. Por isso, ter linguagem e ser racional portanto, ser comunicador e intérprete poderá ser descrito como a capacidade socialmente dependente de reconhecer auto-insuficiências.
This thesis raises objections to certain depictions of interpretation and of language through the discussion of some relevant cases, in order to argue for a particular notion of language and to demonstrate the fallible nature of interpretation. By accepting the holist premise of Donald Davidson, according to which a creature with language has necessarily all the rest of the conceptual apparatus, the fallibility of interpretation entails that having language and being rational, in addition of being interdependent abilities, are traits the existence of which is only possible in a social environment. On the other hand, I argue that what Davidson calls 'the principle of charity' is the same principle underlying the presumption of first person authority. Since this principle is universal and built-in, without which interpretation is not possible, it is the presumption of the infallibility of interpretation, along with a social environment, that allows the acknowledgement of a mistake. Therefore, having language and being rational thus being communicators and interpreters could be described as the socially dependent ability of recognizing self-insufficiencies.