Document details

Os manuais de língua portuguesa e o desenvolvimento da expressão oral no ensino secundário de Cabo Verde

Author(s): Varela, Maria Antónia Moreira

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4284

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Língua portuguesa - Estudo e ensino - Cabo-Verde; Manuais escolares - Cabo Verde; Competência comunicativa (Linguística); Comunicação oral; Teses de mestrado - 2010


Description

Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa-PLE/PL2, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010

Na elaboração do presente trabalho, que tem como tema “Os manuais de língua portuguesa e o desenvolvimento da expressão oral no ensino secundário de Cabo Verde”, procurou-se investigar, a partir da perspectiva dos manuais de Língua Portuguesa, até que ponto os mesmos podem servir ou não para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos do ensino secundário, na modalidade de expressão oral. Para isso foi adoptada uma metodologia situada no campo da investigação educacional, sem pôr de lado os métodos da pesquisa qualitativa e quantitativa, o que permitiu abordar as questões relacionadas com as constantes situações de insucesso na aprendizagem da Língua Portuguesa, cujas causas têm sido atribuídas, quase sempre, aos factores como as metodológicas, aos problemas linguísticos, decorrentes da forte presença da língua materna no quotidiano dos aprendentes e ao uso de materiais desajustados da realidade nacional. Assim, para o cumprimento dos objectivos propostos, foi possível trabalhar sobre dois corpora; por um lado analisaram-se os manuais do ensino secundário, por outro, foi examinado o inquérito aplicado tanto aos professores como aos alunos, e cujo tratamento dos dados permitiu confirmar a aceitação entusiástica dos manuais escolares no contexto pedagógico, apesar da descrença na potencialidade dos exercícios propostos em desenvolver a capacidade de expressão oral dos alunos. Outro aspecto digno de registo foi o desejo manifestado pelos informantes em ter outros materiais capazes de melhorar o ensino do Português como língua segunda. Em termos do ensino da citada disciplina, foram apresentadas algumas sugestões para que a sua melhoria reverta a favor do sucesso de aprendizagem de todos os alunos

Abstract In the course of preparing this thesis titled “The Portuguese Manual and the development of oral expression in the Secondary School Education in Cape Verde”, we seek to scrutinize within the scope of the Portuguese Manuals – to what extent can these manuals be useful for the development of communicative competence of secondary school students in the form of oral expression? For the purpose of this academic research, we adopt a systematic educational and investigative methodology without disregarding the qualitative and quantitative research, which enables us to examine critically and conclude that some of the reasons causing the failure of students in Portuguese learning are attributed to the teaching techniques, linguistic problems arising from the influence and strong presence of students’ mother tongue in the day to day learning and above all, the use of irrelevant and inadequate teaching aids that fail to project the country’s national reality. In pursuant of our objectives, we worked on two text corpus: on the one hand, we analysed secondary school manuals and on the other side, we carried out and examined statistical survey on both the teachers and the students, our findings enable us to confirm the enthusiastic acceptance of school manuals in the pedagogic context, in spite of the doubt in the efficacy of the proposed exercises to develop the capacity of students oral expression. It is also important to stress the desire shown by the informants who wish to have educative materials capable of improving Portuguese teaching as a second language in Cape Verde. In terms of the teaching of this subject, some suggestion for the successful teaching were presented

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Grosso, Maria José dos Reis,1953-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents