Document details

Ambiente virtual de aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de competências : romper os limites da sala de aula

Author(s): Jacinto, Maria da Conceição Lourenço Martins, 1964-

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4423

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Tecnologias de informação - Ambiente; TIC; Ambientes de aprendizagem; Aprendizagem colaborativa; Trabalhos de projecto de mestrado - 2011


Description

Trabalho de projecto de mestrado, Educação (Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011

O estudo em causa assume como finalidade analisar e avaliar as potencialidades das TIC, com especial enfoque nas ferramentas da Web 2.0, para a criação de ambientes de aprendizagem colaborativa e construtiva. Este decorre da implementação de um projecto desenvolvido numa escola Secundária do distrito de Lisboa, com alunos do 11º ano, no âmbito da disciplina de Francês, e integra um projecto eTwinning levado a cabo com mais três escolas europeias. O projecto encontrava-se subordinado ao tema aglutinador dos quatro currículos dos países participantes: o desenvolvimento sustentável. Pretendemos, com este estudo, alcançar um melhor conhecimento do processo de ensino-aprendizagem, no que se refere ao impacto da implementação de um projecto colaborativo, alicerçado no recurso à utilização das TIC, e do seu potencial papel no desenvolvimento de competências de Língua Francesa, de sentido de colaboração e cooperação e de Literacia digital. O projecto assume, a nível metodológico, um design pré-experimental, tendo sido recolhidos e analisados dados de natureza sobretudo quantitativa. Elegeram-se, como instrumentos de recolha de dados, questionários aplicados aos alunos antes e após a imersão no ambiente desenhado, procurando medir-se, nestes dois momentos, a sua auto-percepção de competências digitais, de proficiência em Língua Francesa e sentido de colaboração e cooperação. Foram igualmente mobilizados processos de análise documental aos produtos desenvolvidos pelos alunos e respectiva avaliação por parte do professor/investigador. Os resultados encontrados permitem atestar que a participação neste projecto colaborativo contribuiu (i) para o desenvolvimento da Literacia digital, salientando-se o sentido geral de competência e gestão de conteúdo Web, (ii) para o desenvolvimento do sentido de colaboração e cooperação, com especial incidência na capacidade de organização das tarefas inerentes ao trabalho de grupo e (iii) para o desenvolvimento das competências comunicativas em Língua Francesa, salientando-se que estas últimas foram de facto as competências onde se registou maiores progressos.

The current study aims at analyzing and evaluating the potentialities of ICT, focusing mainly Web 2.0 tools, for the creation of collaborative and cooperative learning environments. It results from the implementation of a project, developed with eleventh grade students in a secondary school in the district of Lisbon, in the field of French and integrates an e-Twinning project undertaken with three other European schools. The project was subordinated to the agglutinating theme of the curricula of the four participating countries: sustainable development. With this study we intend to attain a better knowledge of the teaching-learning process, as far as the impact of the implementation of a collaborative project based on the use of ICT is concerned, and of its potential role in the development of French language competences, sense of collaboration and cooperation and digital literacy. At a methodological level, the project assumes a pre-experimental design. The data collected and analyzed was mainly of a quantitative nature. The instruments chosen to collect data were questionnaires submitted to students before and after the immersion in the designed environment. In these two moments, the measurement of their self-perception of digital skills, proficiency in the French language and sense of collaboration and cooperation was sought. Processes of documental analysis of the products developed by students and of the correspondent evaluation by the teacher/investigator were also mobilized. The results found provide evidence that the participation in this collaborative project has contributed to (i) the development of digital literacy, particularly in the general sense of competence and management of Web content, (ii) the development of a sense of collaboration and cooperation, with special incidence on the capacity of organizing group work related tasks and (iii) the development of communicative competences in the French language, where bigger progresses were observed.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents