Document details

Ética empresarial: uma fundamentação teórica

Author(s): Caldeira, Igor cv logo 1

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/459

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Ética empresarial; Gestão de empresas; Responsabilidade social da empresa


Description
Tese de mestrado, Filosofia, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009 A queda de algumas construções da Modernidade e o fim de algumas das cosmovisões que nela foram floresceram, bem como as dimensões social e ambientalmente destrutivas da nossa economia colocam em questão a possibilidade de existência de uma ética empresarial. Afirma-se aqui que a economia é inseparável da ética, e que as falhas existentes são uma demonstração disso mesmo. Partimos de uma reflexão sobre política, ciência, sociedade e indivíduo para estabelecer as bases de tal afirmação. Prosseguimos no sentido de estabelecer a ponte entre dois universos vistos como absolutamente apartados: a filosofia e as empresas. Determinamos de seguida a ética discursiva como mediadora entre os vários contributos que a filosofia pode dar a esta ética aplicada e definimos os pontos cardeais da actividade de uma empresa: os seus sujeitos e o seu campo de acção. Tendo em conta os pressupostos estabelecidos anteriormente debruçamo-nos de seguida sobre as dimensões organizacional, social e ambiental da actividade empresarial. Terminaremos com uma abordagem às correntes de gestão concordantes com a perspectiva aqui defendida e ainda com uma descrição dos principais mecanismos de institucionalização da ética empresarial. The fall of some of Modernity's constructions and the end of some of the worldviews which flourished along it, as well as the social and environmentally destructive dimensions of our economy put at question the potential existence of a business ethics. It is here affirmed that the economy is inseparable from ethics, and that the existing flaws are its proof. We begin with a reflection on politics, science, society and the individual, to lay the foundations of such a statement. We proceed striving to establish a bridge between two worlds seen as absolutely apart: philosophy and business. We then establish discursive ethics as a mediator between the various contributions that philosophy can offer to this applied ethics and define the cardinal points of a company's activity: its agents and its field of action. Afterwards, and taking into account the assumptions set out above, we focus on the organizational, social and environmental aspects of business. We finish with an approach to those management theories that are consistent with the ethical perspective here defended and with a description of the main mechanisms to institutionalize business ethics.
Document Type Master Thesis
Advisor(s) Serrão, Adriana Veríssimo, 1951-
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia